Conselho Consultivo da EPE tem novo presidente

A Portaria de Pessoal MME nº 161, de 17 de agosto de 2022, publicada no Diário da Oficial da União em 18 de agosto de 2022, instituiu atualizações na composição do Conselho Consultivo da EPE (CONCEPE) para o ciclo de gestão 2021 – 2024, o qual foi estabelecido pela Portaria de Pessoal MME nº 18, de 1º de fevereiro de 2021.

Com essa atualização, Evandro Gussi, representante titular do setor sucroalcooleiro, passa a ser o novo Presidente do CONCEPE no atual ciclo de gestão, tendo Guilherme Velho, representante titular dos geradores de energia elétrica (geração hidrelétrica), como seu substituto.

O CONCEPE é um dos órgãos estatuários previstos na lei de criação da EPE e figura como um importante instrumento de participação social, representando o elo entre os principais agentes do setor energético e as atividades desenvolvidas pela EPE.

Formado por representantes da sociedade civil ligados ao setor energético brasileiro e suas entidades de classe ou ainda à comunidade científica, os membros titulares e suplentes do Conselho Consultivo da EPE foram designados pelo Ministro de Estado de Minas e Energia para um mandato de três anos, admitida a recondução, compondo o ciclo de gestão 2021 – 2024.

A próxima reunião ordinária do Conselho Consultivo da EPE ocorrerá no segundo semestre de 2022. Mais informações sobre o CONCEPE estão disponíveis neste link.

Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.

EPE publica aprimoramento na metodologia de estimação de geração de microgeradores e minigeradores fotovoltaicos distribuídos

28/12/2023 - A partir dos dados anonimizados fornecidos pela Neoenergia, a EPE identificou que a geração real de MMGD está acima do calculado pela metodologia atual. No estado da Bahia, a geração real supera a estimativa em 33%, em média. Em São Paulo e Pernambuco, a geração real é cerca de 22% superior, em média.