Conselho Consultivo da EPE tem novo presidente

A Portaria de Pessoal MME nº 161, de 17 de agosto de 2022, publicada no Diário da Oficial da União em 18 de agosto de 2022, instituiu atualizações na composição do Conselho Consultivo da EPE (CONCEPE) para o ciclo de gestão 2021 – 2024, o qual foi estabelecido pela Portaria de Pessoal MME nº 18, de 1º de fevereiro de 2021.

Com essa atualização, Evandro Gussi, representante titular do setor sucroalcooleiro, passa a ser o novo Presidente do CONCEPE no atual ciclo de gestão, tendo Guilherme Velho, representante titular dos geradores de energia elétrica (geração hidrelétrica), como seu substituto.

O CONCEPE é um dos órgãos estatuários previstos na lei de criação da EPE e figura como um importante instrumento de participação social, representando o elo entre os principais agentes do setor energético e as atividades desenvolvidas pela EPE.

Formado por representantes da sociedade civil ligados ao setor energético brasileiro e suas entidades de classe ou ainda à comunidade científica, os membros titulares e suplentes do Conselho Consultivo da EPE foram designados pelo Ministro de Estado de Minas e Energia para um mandato de três anos, admitida a recondução, compondo o ciclo de gestão 2021 – 2024.

A próxima reunião ordinária do Conselho Consultivo da EPE ocorrerá no segundo semestre de 2022. Mais informações sobre o CONCEPE estão disponíveis neste link.

Notícias Relacionadas

LRCAP Armazenamento 2026: EPE registra recorde de projetos cadastrados

03/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu o cadastramento dos empreendimentos interessados em participar dos Leilões de Reserva de Capacidade na forma de Potência por meio de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (LRCAP de 2026 – Armazenamento Nacional e LRCAP de 2026 – Armazenamento). Ao todo, foram cadastrados 6.091 projetos, que somam 296.807 MW de potência, estabelecendo um recorde de participação para certames do setor elétrico brasileiro.

LRCAP Armazenamento 2026: extensão de prazo para envio de documentos

31/07/2026 - Devido ao volume excessivo de acessos ao sSistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia (Sistema AEGE), o upload de documentos ficou indisponível por alguns momentos durante a manhã desta sexta-feira. O prazo de carregamento dos documentos dos projetos inscritos foi postergado até às 18h de hoje, 31 de julho de 2026.

EPE debate mercado de gás natural e SEAP no Sergipe Oil & Gas 2026

31/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 5ª edição do Sergipe Oil & Gas (SOG), evento dedicado à cadeia sergipana de óleo e gás realizado de 29 a 31 de julho em Aracaju. O encontro contou com congresso, feira, arenas temáticas, apresentações técnicas, rodada de negócios e debates sobre o cenário do setor.

Energia e ciência para todos: EPE participa da 78ª Reunião Anual da SBPC até 1º de agosto

30/07/2026 - O conhecimento é indispensável para decidir o futuro da energia no mundo com sabedoria, e, para que toda a sociedade e as novas gerações possam participar desse processo, é preciso que ele seja acessível. Esta é a razão de ser do ABCDEnergia, projeto de divulgação científica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que esta semana está presente na 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para difundir conceitos de energia, em linguagem simples, para público da ExpoT&C.

EPE publica Estudo de Atendimento Elétrico à Região Sul de Roraima

30/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica nesta quinta-feira, 30, um novo estudo que recomenda a expansão da rede de transmissão da região Sul de Roraima, proporcionando maior confiabilidade no atendimento às cargas locais. Dentre as obras recomendadas, destaca-se a futura subestação (SE) Novo Paraiso II 500/230/69 kV, que irá seccionar um dos circuitos da linha de transmissão (LT) 500 kV Equador – Boa Vista, evitando dessa forma impactos ambientais associados à implantação de novas linhas.