Conselho Consultivo da EPE tem novo presidente

A Portaria de Pessoal MME nº 161, de 17 de agosto de 2022, publicada no Diário da Oficial da União em 18 de agosto de 2022, instituiu atualizações na composição do Conselho Consultivo da EPE (CONCEPE) para o ciclo de gestão 2021 – 2024, o qual foi estabelecido pela Portaria de Pessoal MME nº 18, de 1º de fevereiro de 2021.

Com essa atualização, Evandro Gussi, representante titular do setor sucroalcooleiro, passa a ser o novo Presidente do CONCEPE no atual ciclo de gestão, tendo Guilherme Velho, representante titular dos geradores de energia elétrica (geração hidrelétrica), como seu substituto.

O CONCEPE é um dos órgãos estatuários previstos na lei de criação da EPE e figura como um importante instrumento de participação social, representando o elo entre os principais agentes do setor energético e as atividades desenvolvidas pela EPE.

Formado por representantes da sociedade civil ligados ao setor energético brasileiro e suas entidades de classe ou ainda à comunidade científica, os membros titulares e suplentes do Conselho Consultivo da EPE foram designados pelo Ministro de Estado de Minas e Energia para um mandato de três anos, admitida a recondução, compondo o ciclo de gestão 2021 – 2024.

A próxima reunião ordinária do Conselho Consultivo da EPE ocorrerá no segundo semestre de 2022. Mais informações sobre o CONCEPE estão disponíveis neste link.

Notícias Relacionadas

EPE lança pacote em R epe4md destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil

27/01/2023 - A EPE inaugurou o GitHub da organização com seu primeiro produto de código aberto disponível para contribuições. O pacote em R epe4md é destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil, sendo utilizado pela EPE, por exemplo, nos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia.

EPE participa do workshop: "Key Factor for Successful Development of Offshore Wind in Emerging Markets eLearning Course"

13/01/2023 - Nesta quinta-feira (12/01) a EPE participou do workshop de lançamento do curso online "Key Factors for Successful Development of Offshore Wind in Emerging Markets", do Banco Mundial, ESMAP e IFC. O evento foi organizado em parceria com o GWEC, e contou com a participação de especialistas de diversos países.

EPE participa do webinar internacional "Novas políticas energéticas desde o ponto de vista da demanda"

13/01/2023 - No dia 12 de janeiro de 2023, o Consultor Técnico da SEE Arnaldo Junior, esteve presente no Webinar internacional "Novas políticas energéticas desde o ponto de vista da demanda". Este foi o primeiro webinar do ciclo de conversas World Economic Council/WEC –Asociación de Distribuidoras de Energía Eléctrica Latinoamericanas/ADELAT, referentes a 5D (Descarbonização, Diversidade, Digitalização, Descentralização, Demand Disruption).

EPE publica Estudo para a Avaliação das Soluções de Suprimento em Fernando de Noronha – Elaboração de Cenários e Simulações

11/01/2023 - Com o objetivo de garantir o suprimento de energia elétrica a Fernando de Noronha, tendo como foco não só a segurança do suprimento, mas também a redução da dependência do óleo diesel para a geração de energia, a EPE vem desenvolvendo uma série de estudos para a região.

Experiências internacionais em mecanismos de suavização dos preços de combustíveis

29/12/2022 - Preços de combustíveis são frequentemente indicados como indicadores sensíveis socialmente em diversos países do mundo. A política de preços de combustível depende de escolhas de cada nação.