Caso Base do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia de 2022 - Cálculo das Garantias Físicas

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado para participação no Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia de 2022, conforme diretrizes estabelecidas na Portaria Normativa nº 46/GM/MME, de 23 de junho de 2022.

Neste Caso Base foram consideradas as atualizações decorrentes da publicação da Portaria MME/GM nº 40, de 06 de abril de 2022, da Portaria MME/GM nº 42, de 26 de abril de 2022, da Portaria MME/GM nº 43, de 27 de abril de 2022.

A Portaria MME/GM nº 40, de 06 de abril de 2022, aprova o Plano Decenal de Expansão – PDE 2031, disponibilizado na Consulta Pública MME no 119, de 24 de janeiro de 2022. Para o cálculo da garantia física de energia, são utilizadas as informações de taxa de desconto, proporcionalidade e sazonalidade da carga e o custo marginal de expansão – CME do PDE.

A Portaria MME/GM n° 42, de 26 de abril de 2022, atualiza os índices de referência de indisponibilidades forçada e programada de usinas hidrelétricas com base nos valores apurados no Sistema Interligado Nacional - SIN no período de operação de janeiro de 2016 a dezembro de 2020.

Na Portaria MME/GM nº 43, de 27 de abril de 2022, que altera o item 1.2 do anexo da Portaria MME nº 101/2016, assim como estabelece as premissas gerais a serem utilizadas na aplicação da metodologia de cálculo de garantia física estabelecida nesta portaria. Foram incorporados os aprimoramentos aprovados pela Plenária da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, a saber: metodologia PAR(p)-A na geração dos cenários hidrológicos, critério de parada com número mínimo e máximo de iterações igual a 50 no cálculo de garantia física, além da parametrização de alfa (α) igual a 25 e lambda (λ) igual a 35 do mecanismo de aversão ao risco, Valor Condicionado a um Dado Risco – CVaR. Esta deliberação consta na Ata da Reunião Plenária Extraordinária da CPAMP do dia 07 de abril de 2022.

O PMO de referência para o certame em questão é o PMO de maio de 2022, conforme Portaria Normativa MME/GM nº 46/2022.

Cabe destacar que foi empregado o modo de simulação para cálculo de energia firme do modelo SUISHI em sua versão 16, aprovada em Reunião Plenária da CPAMP, em 30 de junho de 2022, conforme divulgação no endereço eletrônico do Ministério de Minas e Energia1. O processo de validação no âmbito da CPAMP contou com contribuições oriundas da Consulta Pública MME nº 127/2022, que ocorreu entre 10 e 21 de junho. Na ocasião, agentes e sociedade em geral tiveram a oportunidade de opinar sobre a proposta de aprimoramentos na modelagem das usinas hidrelétricas para simulação de cálculo de energia firme com a versão 16 do modelo SUISHI.

As premissas adotadas na elaboração do Caso Base, assim como as atualizações supracitadas, encontram-se detalhadas no Informe Técnico EPE-DEE-IT-055-2022.

1 CPAMP aprova versão 16 do modelo SUISHI — Português (Brasil) (www.gov.br)

Os arquivos estão no rodapé desta página


Notícias Relacionadas

EPE recebe equipe de transição de governo

08/12/2022 - A Diretoria Executiva da EPE recebeu nesta terça-feira (06/12) em seu Escritório Central membros da equipe de transição de governo que têm atuado no tema Minas e Energia. Durante a reunião, que contou com a presença do Senador Jean-Paul Prates, a equipe manifestou interesse em conhecer os pontos de maior atenção a serem observados pela transição de governo.

Lançamento do Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte 2022

06/12/2022 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG) se insere no conjunto de estudos elaborados pela EPE com o objetivo de subsidiar o planejamento do setor de gás natural brasileiro, no sentido de apresentar oportunidades de investimentos em gasodutos de transporte no País. Os projetos indicativos, apresentados em nível conceitual, permitem ampliar a capacidade e aumentar a segurança de suprimento de gás natural no País. Estas alternativas possibilitam a conexão de novas ofertas ao Sistema de Transporte de Gás Natural (STGN), a conexão do STGN a novas áreas ainda não atendidas por gás natural e a conexão de ofertas e demandas isoladas entre si.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO III – Nº11

06/12/2022 - Nesta edição do Boletim Trimestral, são analisados os principais movimentos ocorridos de julho a setembro de 2022 nas classes de consumo industrial, residencial e comercial, bem como a sua associação com a conjuntura econômica verificada no período.

EPE publica nota técnica da revisão ordinária da garantia física de usinas hidrelétricas

05/12/2022 - O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no dia 02/12/2022, a Portaria nº 709 GM/MME/2022 com os Valores Revistos de Garantia Física de Energia das Usinas Hidrelétricas Despachadas Centralizadamente no Sistema Interligado Nacional, para início de vigência em 1° de janeiro de 2023.

Webinar Eficiência Energética: Ações norteadoras para as edificações brasileiras

01/12/2022 - No dia 08 de dezembro, a EPE promoverá um webinar com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. Particularmente, busca identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.