Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a eleição e posse de Angela Livino para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria.

Ao longo de seus 15 anos na EPE, Angela atuou em diferentes áreas. Ingressou como Assessora na EPE em agosto de 2005, no denominado quadro inicial de empregados da EPE. Posteriormente, foi admitida por meio de concurso público como Analista de Pesquisa Energética em agosto de 2010 e  fevereiro de 2014 foi designada como Superintendente Adjunta da Superintendência de Planejamento da Geração. Em janeiro de 2017 passou a ser lotada na Presidência, atuando inicialmente como Assessora da Presidência, e em maio de 2019 como Chefe de Gabinete da Presidência.

Na EPE, Angela também coordenou, planejou e desenvolveu diversos estudos ligados a energéticos variados. Atuou  na coordenação do grupo de metodologia para validação dos modelos computacionais utilizados para o planejamento e programação do sistema elétrico e teve importante envolvimento na dinâmica dos leilões de energia nova desde 2005.

Antes da EPE, foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 e foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobras - CEPEL.

Angela é graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/UFRJ. Fez doutoramento sanduíche na Universidade de Harvard no Programa de Sustentabilidade da Harvard Kennedy School of Goverment, tendo sido Bolsista da Fulbright/CAPES neste mesmo período e seguiu como pesquisadora associada da mesma Universidade até 2016. Até março de 2020, Angela também atuou como Consultora Técnica da Universidade da Flórida em rede interdisciplinar que estuda barragens amazônicas.

O presidente da EPE, Thiago Barral, elogiou a indicação: "A escolha da Angela Livino é muito feliz, pois privilegia a meritocracia, um perfil técnico, altamente qualificado. É uma profissional conhecida na organização pelo grande comprometimento, que vem contribuir decisivamente na melhoria contínua da gestão da EPE".

Angela Livino e Heloisa Borges, que também tomou posse hoje como Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, são as duas primeiras mulheres a assumir o cargo na Diretoria da EPE.


DGC0.png

Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.