Relatórios R1 e R2 - Estudos de planejamento da expansão da transmissão

Os estudos de planejamento de expansão da transmissão cumprem papel fundamental no processo que culmina com os leilões de instalações de transmissão. 

O processo se inicia com a elaboração dos chamados Relatórios "R1"- Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica e Socioambiental, que são elaborados pela EPE.  O objetivo do relatório R1 é apresentar a viabilidade técnico-econômica e socioambiental de uma alternativa de referência, demonstrando a sua competitividade frente a outras alternativas analisadas. Este relatório define as características técnicas preliminares das instalações, apresenta uma estimativa de seu custo e a seleção do melhor corredor de passagem para implementação das novas linhas de transmissão da alternativa de referência.

Além do relatório R1, fazem parte da documentação necessária para a licitação de uma nova instalação de transmissão integrante da Rede Básica os relatórios técnicos denominados R2, R3, R4 e R5, que de forma geral, são solicitados pelo MME às empresas transmissoras do setor e, nestes casos, são analisados pela EPE que aponta as adequações necessárias, quando pertinentes.

O Relatório "R2" - Detalhamento da Alternativa de Referência - apresenta os resultados dos estudos de detalhamento das características técnicas da alternativa de referência, de forma complementar ao R1.  Em alguns casos os relatórios R2 são realizados pela EPE, mas em sua maioria são realizados por agentes do setor, por solicitação do MME. 

Para os demais relatórios, realizados pelas empresas transmissoras: Relatório "R3"  – Caracterização e Análise Socioambiental – que apresenta a diretriz de traçado para as LTs e a localização das SEs; Relatório "R4" - Caracterização da Rede Existente – que define os requisitos do sistema circunvizinho, de forma a assegurar o adequado compartilhamento entre as instalações existentes e a nova obra e; Relatório "R5" – Custos Fundiários, a EPE efetua uma avaliação expedita de consistência destes Relatórios.

São disponibilizados a seguir os relatórios R1 e R2 elaborados pela EPE.

2017