Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.

Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2019 – Ano base 2018

03/07/2019 - O BEN tem por finalidade apresentar a contabilização relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil. Neste ano a EPE está publicando o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2019 – Ano base 2018, com um novo formato.

Novos aprimoramentos na cadeia de modelos de planejamento, operação e formação de preço

01/07/2019 - Desde 2017 a EPE vem coordenando o Grupo de Trabalho (GT) “Metodologia”, da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, com o objetivo de propor e avaliar avanços metodológicos na cadeia de modelos computacionais oficiais utilizados no planejamento e operação do setor elétrico, e na formação de preços de energia. O trabalho do GT é um amplo esforço para aproximar a representação dos modelos e a política de operação à realidade do sistema elétrico.

Últimas publicações da área de atuação

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2018

Nessa edição especial de dez anos, destacam-se os recordes na produção de etanol e biodiesel. Uma nova seção acompanhará as ações do RenovaBio. O artigo final avalia a evolução do papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2017

Sobressai o maior licenciamento de veículos leves após quatro quedas consecutivas. O artigo final destaca a promulgação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), avaliando objetivos, desdobramentos e contribuições da EPE para seu êxito.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2016

Destacam-se dois recordes no setor sucroenergético: processamento da cana (670 milhões ton), e produção de açúcar (39 milhões ton). O artigo final avalia a diferenciação tributária entre etanol e gasolina no estado de Minas Gerais e seus impactos.