Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Divulgação da planilha de dados do pedido de Revisão Extraordinária da Carga

12/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam o detalhamento mensal das projeções realizadas para o estudo de sensibilidade da previsão da carga encaminhado na última sexta-feira (8) à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

EPE disponibiliza cenário econômico e de consumo adotado na análise de sensibilidade da 1a. Revisão Quadrimestral da carga 2020-2024

12/05/2020 - EPE disponibiliza resumo das principais premissas e resultados ligados à projeção da atividade econômica e do consumo por classe utilizados na Análise de Sensibilidade da 1ª Revisão Quadrimestral 2020-2024, divulgada conjuntamente por EPE, CCEE e ONS, no último dia 08/05, em seus respectivos sites

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.

Últimas publicações da área de atuação

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2018

Nessa edição especial de dez anos, destacam-se os recordes na produção de etanol e biodiesel. Uma nova seção acompanhará as ações do RenovaBio. O artigo final avalia a evolução do papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2017

Sobressai o maior licenciamento de veículos leves após quatro quedas consecutivas. O artigo final destaca a promulgação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), avaliando objetivos, desdobramentos e contribuições da EPE para seu êxito.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2016

Destacam-se dois recordes no setor sucroenergético: processamento da cana (670 milhões ton), e produção de açúcar (39 milhões ton). O artigo final avalia a diferenciação tributária entre etanol e gasolina no estado de Minas Gerais e seus impactos.