Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE Participa do I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico

15/06/2018 - O CTGAS-ER está realizando, ontem e hoje, o I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico. O evento, sediado em Natal (RN), tem como objetivo principal discutir e avaliar a inserção de novos modelos numéricos (dinâmico, estatísticos e/ou estocásticos) para simular a atmosfera, bem como, discutir o desenvolvimento de novas metodologias que visem uma melhoria na acurácia da previsão de velocidade do vento, para fins de um planejamento adequado na estimativa da geração de energia eólica.

EPE participa do Brasil Solar Power 2018

13/06/2018 - EPE participa dos dois dias de evento da 3ª edição do Brasil Solar Power. O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro estava agendado para os dias 12 e 13 de junho de 2018, mais uma vez no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica.

Usinas Híbridas: EPE publica análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais

12/06/2018 - Visando ampliar e aprofundar a discussão sobre as chamadas “usinas híbridas”, a EPE publica a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0, que aborda o assunto sob o enfoque regulatório e comercial, analisando os impactos e benefícios das combinações entre fontes energéticas.

Últimas publicações da área de atuação

BEN - Séries Históricas Completas

Séries Históricas Completas a partir do ano de 1970 do Balanço Energético Nacional.

Estudo de Refinamento do Mapeamento da Área Potencial de Telhados de Edificações Residenciais no Brasil

Estudo de um refinamento da metodologia desenvolvida em 2012 nos pontos a, b e c. Com a finalidade de aprimorar a robustez dessa metodologia, serão utilizadas bases de dados em 3D para o Rio de Janeiro, bem como técnicas de sensoriamento remoto.

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados

A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março, inseriu novidades na apresentação do planejamento do atendimento dos mercados consumidores nos Sistemas Isolados.