Publicações

As principais publicações da EPE estão relacionadas no menu à esquerda.

Acesse o Calendário de Publicações dos produtos da EPE.

Use o filtro abaixo para exibir demais publicações de interesse:

► Nota Técnica sobre Pobreza e Justiça Energética

A Nota Técnica “Análise de Experiências Estatais Internacionais relativas à Pobreza e Justiça Energética: Definições, Indicadores, Medidas e Governança” apresenta um conjunto de experiências internacionais relativas ao tema.
Meio Ambiente Energia Elétrica

► Publicações da EPE sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em 2023

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou, durante o ano de 2023, diversos estudos e pesquisas relacionados às temáticas de petróleo, gás natural e biocombustíveis
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

► EPE lança a primeira fase do PASI - Portal de Acompanhamento e Informações dos Sistemas Isolados

A plataforma digital PASI foi projetada para se tornar referência no planejamento dos Sistemas Isolados, contendo informações de Mercado, Geração, Custo de Consumo de Combustível, dentre outras.
Planejamento Energético Energia Elétrica

► Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE 2023

O Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE compõe o conjunto de planos indicativos que a Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG) publica periodicamente
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

► Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

A EPE publica os resultados do Planejamento dos Sistemas Isolados, a partir das informações apresentadas pelas distribuidoras em 2023, conforme estabelecido na Portaria MME n. 59/2022.
Planejamento Energético Energia Elétrica

► Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2023 – 2º Semestre

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2023 – 2º Semestre.
Planejamento Energético Energia Elétrica

► Desmistificando – Inventários Nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas

O Caderno tem por objetivo delinear alguns conceitos importantes, eliminar mitos e propor um bom encaminhamento para a definição de exigências relacionadas às emissões de gases de efeito estufa por termelétricas.
Meio Ambiente Planejamento Energético

► Demanda de Energia dos Veículos Leves

O informe sobre Demanda de Energia dos Veículos Leves da Empresa de Pesquisa Energética visa apresentar cenários de demandas de ciclo Otto para o horizonte decenal.
Energia Elétrica Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

► Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2014 foi publicado o primeiro relatório de indicadores, com dados até 2012.

► Aprimoramento na Metodologia de Estimação da Geração de Microgeradores e Minigeradores Fotovoltaicos Distribuídos

A partir dos dados fornecidos por distribuidoras da empresa Neoenergia, foi identificada a necessidade de aprimoramento na metodologia de estimação de MMGD fotovoltaica
Energia Elétrica Planejamento Energético