Sistemas Isolados

Denomina-se Sistema Isolado o sistema elétrico, que em sua configuração normal, não esteja conectado ao Sistema Interligado Nacional - SIN. Atualmente, existe cerca de 250 localidades isoladas no Brasil, a maior parte na região Norte.

Compete à EPE a avaliação técnica das propostas de planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados, apresentadas pelos Agentes de Distribuição, bem como a habilitação técnica das propostas de Solução de Suprimento, cadastradas para participar dos Leilões para atendimento aos Sistemas Isolados.

Nesta sessão será possível obter informações sobre os Leilões em curso para os Sistemas Isolados, consultar as Instruções para apresentação das Propostas de solução de suprimento (por empreendedores interessados) e do Planejamento do atendimento a esses sistemas (pelas distribuidoras). Também serão disponibilizados os estudos diversos realizados pela EPE sobre o assunto, dentre outros.

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados

A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março, inseriu novidades na apresentação do planejamento do atendimento dos mercados consumidores nos Sistemas Isolados.

Instruções para Elaboração e Apresentação de Propostas de Solução de Suprimento com vistas à participação nos Leilões para atendimento aos Sistemas Isolados

Apresentação das características básicas de uma proposta de Solução de Suprimento para atendimento aos Sistemas Isolados, com destaque para os elementos, informações e documentos necessários para seu cadastramento e habilitação junto à EPE.

Estudo de Alternativas para Suprimento de Energia Elétrica ao Oiapoque pelo Sistema Interligado Nacional

O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.

Resultado do Leilão dos Sistemas Isolados do Amazonas

Resultado da 2ª etapa do Leilão 02/2016, visando ao atendimento a 55 Sistemas Isolados do interior do Amazonas, na área de concessão da Eletrobras Distribuição Amazonas.

Energia Solar para Suprimento de Sistemas Isolados do Amazonas

O documento “Energia Solar para Suprimento de Sistemas Isolados do Amazonas” visa estimular a apresentação de Projetos Alternativos para o Leilão nº 002/2016 (2ª etapa).