Sistemas Isolados

Denomina-se Sistema Isolado o sistema elétrico, que em sua configuração normal, não esteja conectado ao Sistema Interligado Nacional - SIN. Atualmente, existe cerca de 250 localidades isoladas no Brasil, a maior parte na região Norte.

Compete à EPE a avaliação técnica das propostas de planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados, apresentadas pelos Agentes de Distribuição, bem como a habilitação técnica das propostas de Solução de Suprimento, cadastradas para participar dos Leilões para atendimento aos Sistemas Isolados.

Nesta sessão será possível obter informações sobre os Leilões em curso para os Sistemas Isolados, consultar as Instruções para apresentação das Propostas de solução de suprimento (por empreendedores interessados) e do Planejamento do atendimento a esses sistemas (pelas distribuidoras). Também serão disponibilizados os estudos diversos realizados pela EPE sobre o assunto, dentre outros.

Instruções para Elaboração e Apresentação de Propostas de Planejamento

Instruções para Elaboração e Apresentação de Propostas de Solução

Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2023 – Ciclo 2018

Relatório elaborado pela EPE em atendimento à Portaria MME nº 67/2018 publicada em março de 2018.

EPE publica Instruções complementares para Elaboração e Apresentação de Propostas de Solução de Suprimento com vistas à participação no Leilão para Suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, de 2019

O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 512 que estabelece as diretrizes para realização do Leilão para aquisição de energia e potência elétrica de agente vendedor para atendimento ao mercado consumidor do Estado de Roraima.

Definição das Características Elétricas para o Leilão de Suprimento a Roraima - Margens de Escoamento, Correntes de Curto-Circuito e Requisitos Elétricos Mínimos

EPE divulga NT que apresenta as margens de escoamento, as correntes de curto-circuito associadas a essas margens e os requisitos técnicos mínimos das máquinas a serem contratadas. Eesta versão pode sofrer ajustes após a publicação das diretrizes pelo MME.

Roraima - Planejamento Energético

O planejamento de Roraima se insere no planejamento energético nacional, para desenvolver uma visão integrada, que aumente a segurança energética, otimize o uso dos recursos e a competitividade do país e minimize os impactos sociais e ambientais.

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados

A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março, inseriu novidades na apresentação do planejamento do atendimento dos mercados consumidores nos Sistemas Isolados.