Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

30/12/2019 - A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

EPE Publica NT de Projeções dos Preços Internacionais de Derivados de Petróleo: Horizonte 2020 – 2050

30/12/2019 - Diante da perspectiva de crescimento da economia brasileira, e do consequente crescimento da demanda energética nacional, torna-se fundamental avaliar o comportamento dos preços dos combustíveis utilizados no Brasil, inclusive, pois a evolução dos preços dos insumos energéticos será importante para avaliar a velocidade da adoção de fontes alternativas

Últimas publicações da área de atuação

Informe Mercado Internacional de GNL 2018-2019

Este informe busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil.

Nota técnica de Projeções dos Preços Internacionais de Derivados de Petróleo: Horizonte 2020 – 2050

A partir de análises da conjuntura e de tendências, e das projeções do preço do petróleo tipo Brent do cenário referencial da EPE, elabora-se uma projeção do comportamento dos principais combustíveis derivados de petróleo.

Nota Técnica: Precificação de óleo combustível marítimo para cabotagem

Traça um perfil dessa modalidade de navegação no País e desenvolve um estudo de caso avaliando os efeitos fiscais de uma hipotética não incidência tributária sobre a venda do bunker utilizado na cabotagem