Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

07/11/2019 - O Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE tem como objetivo apresentar os projetos de gasodutos de escoamento e unidades de processamento de gás natural (UPGNs) previstos para construção e entrada em operação no Brasil, além dos projetos que podem vir a ser implementados nos próximos anos no País, de forma indicativa.

EPE realiza Workshop: Recursos Energéticos Distribuídos - PDE 2029

30/10/2019 - No último dia 24/10 a EPE apresentou seus estudos sobre eficiência energética, aquecimento solar, autoprodução não-injetada, mini e microgeração distribuída, baterias e desenho de mercado, destacando a importância dos RED no planejamento energético e na redução dos requisitos de geração do Sistema Elétrico Nacional.

Últimas publicações da área de atuação

Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

O PIPE objetiva apresentar os projetos de gasodutos de escoamento e unidades de processamento de gás natural previstos para construção e entrada em operação no Brasil, (...) de forma indicativa.

The Prospects for Underground Gas Storage in Brazil

Apresentação da Analista de Pesquisa Energética, Ana Claudia S. Pinto, sobre o tema "v" no workshop IEA Workshop: Mercado de Gás Natural no Brasil