Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.

EPE apresenta estudo sobre combustíveis renováveis para uso em motores do ciclo Diesel

03/03/2020 - Transcorridos mais de quinze anos do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), avanços tecnológicos possibilitaram o uso de outros combustíveis renováveis oriundos da biomassa em motores de ciclo Diesel para compor a mistura do diesel B. Em 2019, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou discussões técnicas para validar a utilização do diesel verde no mercado nacional de combustíveis.

EPE realizou evento de Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita

02/03/2020 - No dia 19 de fevereiro de 2020, ocorreu o Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita, na EPE – Rio de Janeiro. Em sua sétima edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo ampliou seu escopo e passa a ser denominado por Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás. Nesta edição, apresenta o panorama da Arábia Saudita. Detentor da 2ª maior reserva provada de petróleo, este país mantém uma das maiores capacidades de produção de petróleo e gás natural, e é o principal exportador de petróleo do mundo.

Últimas publicações da área de atuação

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019

NT Combustíveis renováveis para uso em motores do ciclo Diesel

A presente Nota Técnica tem por objetivo apresentar considerações sobre o “diesel verde” (renovável) abordando os processos de obtenção, especificações técnicas e desafios para a sua inserção no mercado nacional de abastecimento

Informe Mercado Internacional de GNL 2018-2019

Este informe busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil.