Nova versão da Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza a nova versão da ferramenta para avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais lançada em 2019.

Esta versão foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação R e o pacote Shiny para construção de aplicações interativas para internet. Novas funcionalidades foram implementadas em relação à versão anterior, onde destacam-se a possiblidade de uso em Português, Inglês ou Espanhol e a possibilidade de realizar o download dos parâmetros da sua simulação em arquivos de planilha Excel (.xlsx). Além disso, não é mais necessário realizar download de arquivo nem possuir o Excel instalado.

O processo de aprimoramento da ferramenta levou em conta a interação e contribuição de diversos agentes da sociedade, como universidades, órgãos do governo e sociedade civil. Por meio desse processo participativo ressaltamos novamente que ferramentas para a avaliação de alternativas tecnológicas não se resumem a estimular a adoção de novas tecnologias. Elas buscam identificar as principais variáveis envolvidas no uso de cada alternativa e permitem ao usuário verificar a sua viabilidade técnico-econômica, reduzindo assim a assimetria de informação envolvida no problema.

Com o intuito de reduzir as assimetrias de informações e ampliar as possibilidades de uso da ferramenta, na atualização de outubro de 2023 foi incluída uma expansão da base de dados para todas as distribuidoras de energia elétrica autorizadas pela ANEEL e atuantes, isto é, com tarifas vigentes, naquele momento. Dessa forma, qualquer cidadão do país poderá consultar a tarifa praticada na sua região e adequar os parâmetros a sua realidade local.

​Acesse a ferramenta

Nota Técnica de Avaliação Técnico-Econômica de Ônibus Elétrico no Brasil

​O documento tem como principal objetivo avaliar a viabilidade técnico-econômica da substituição de ônibus urbanos movidos a diesel por modelos equivalentes elétricos, que utilizam bateria. A análise da alternativa de ônibus elétricos com bateria se deveu ao fato desta tecnologia proporcionar emissões locais nulas, o que tem se revelado fundamental para a melhoria da qualidade do ar em diversas áreas urbanas, além de contribuir para a diversificação da matriz energética nacional. 

O estudo apresenta os motivadores e os principais aspectos da discussão sobre a adoção de ônibus elétricos, destacando itens relativos à aquisição e à operação das alternativas tecnológicas. Além disso, aborda uma proposta de como avaliar as alternativas de motorização a diesel e elétrica nos ônibus e apresenta os diversos parâmetros que devem ser considerados nesta análise. 

Tal avaliação de viabilidade da substituição tecnológica baseia-se em modelagem bottom-up paramétrica apoiada em dados apresentados pelos principais agentes atuantes nesta temática. Os resultados são apresentados por meio de indicadores financeiros de projetos, tais como a TIR, Payback, VPL, além do custo total de propriedade (Total Cost of Ownership - TCO, na sigla em inglês).