Nova versão da Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza a nova versão da ferramenta para avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais lançada em 2019.

Esta versão foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação R e o pacote Shiny para construção de aplicações interativas para internet. Novas funcionalidades foram implementadas em relação à versão anterior, onde destacam-se a possiblidade de uso em Português, Inglês ou Espanhol e a possibilidade de realizar o download dos parâmetros da sua simulação em arquivos de planilha Excel (.xlsx). Além disso, não é mais necessário realizar download de arquivo nem possuir o Excel instalado.

O processo de aprimoramento da ferramenta levou em conta a interação e contribuição de diversos agentes da sociedade, como universidades, órgãos do governo e sociedade civil. Por meio desse processo participativo ressaltamos novamente que ferramentas para a avaliação de alternativas tecnológicas não se resumem a estimular a adoção de novas tecnologias. Elas buscam identificar as principais variáveis envolvidas no uso de cada alternativa e permitem ao usuário verificar a sua viabilidade técnico-econômica, reduzindo assim a assimetria de informação envolvida no problema.

​Acesse a ferramenta