Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

​Esta publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás. 

O estudo conjunto, coordenado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), envolveu também o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) e o BNDES. A Casa Civil da Presidência da República também acompanhou a evolução dos trabalhos por meio de representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A motivação para o desenvolvimento deste estudo foi a forte tendência de alta dos níveis de reinjeção do gás natural dos reservatórios do Pré-Sal nos últimos anos e a expectativa de aumento considerável desses volumes no futuro.

Este  estudo identificou os principais fatores que atuam como dificultadores  para o aumento do aproveitamento comercial do gás do Pré-Sal. Aponta ainda possíveis linhas de ações governamentais de incentivo e de cunho regulatório, que visam atrair novos investimentos para o setor nos próximos anos, que resultarão em redução de custos na indústria, aumento da atividade econômica no país, geração de empregos e arrecadação de tributos.