Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados

A EPE publica o "Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados". O trabalho foi desenvolvido pela Ideal Estudos e Soluções Solares (IESS), Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América latina (IDEAL), Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC) e teve acompanhamento técnico da EPE e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente os Sistemas Isolados brasileiros incluem mais de 200 localidades que não estão interligadas ao SIN, a grande maioria localizada na Região Norte. Esses Sistemas apresentam como características o alto custo de geração de energia e a elevada participação do óleo diesel na matriz elétrica. Nesse sentido, a EPE vem desenvolvendo estudos próprios e em parceria com outras Instituições para fomentar a inserção de tecnologias renováveis nessas localidades, com o objetivo de reduzir os custos de geração e os níveis de emissões.

O estudo está dividido em quatro Relatórios principais e busca fornecer elementos técnicos importantes para os agentes de geração interessados em desenvolver soluções de suprimento com tecnologias renováveis. Os documentos podem ser acessados por meio dos links abaixo.