símbolo do ABCDEnergia

Eficiência Energética

Mascote Biô folha verde


Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.

Relembre os conceitos de "geração de energia" e "realizar trabalho" em Formas de Energia.

Mascote Watt raio amarelo fazendo contas


Cada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.


Lâmpada incandescente e lâmpada LED


Ao substituir uma lâmpada incandescente (daquelas redondinhas de vidro com um fio que brilha), por uma lâmpada de LED (que utiliza componentes eletrônicos para produzir luz), por exemplo, estamos promovendo uma ação de eficiência energética, pois as lâmpadas de LED consomem até 90% menos que as incandescentes.


Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. Ele fornece as informações sobre a  eficiência energética dos equipamentos. Desta forma, na hora de comprar um equipamento, poderemos escolher o mais eficiente. Essa etiqueta também estimula a fabricação de produtos cada vez mais eficientes. 

Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobras, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.

selo Procel

O Selo Procel indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras). Assim, se você for a uma loja para comprar um eletrodoméstico e escolher aquele com o selo Procel, saberá que este produto consome menos energia que outro equivalente sem o selo, proporcionando economia na conta de eletricidade e acarretando menos impactos no meio ambiente.

Por outro lado, os fabricantes de produtos como: lâmpadas, TVs, aparelhos de ar-condicionado, etc. tentam fazer produtos cada vez mais eficientes para receberem o selo Procel, beneficiando toda a sociedade.

geladeira com selo Procel

Esta geladeira apresenta a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do INMETRO, que classifica os produtos em faixas coloridas que variam da mais eficiente (A) à menos eficiente (de C até G, dependendo do produto), além de fornecer as informações de consumo de eletricidade e água, que você encontrará nos produtos – dê preferência a produtos classe A com o Selo Procel, que possuem a maior eficiência energética da categoria (Foto: Euler JG Silva)

Enquanto a etiqueta do Inmetro informa a classificação dos produtos, o Selo Procel indica que aquele produto que recebeu o selo se destaca em eficiência energética.

É importante observar, na hora de comprar, se os equipamentos possuem este selo, principalmente para os equipamentos de maior consumo mensal. Por exemplo:

Ar condicionado, televisão, geladeira, máquina de lavar, microondas e chuveiro elétrico

selo Conpet

Também existe um programa para o uso eficiente dos combustíveis, o Conpet. O Selo Conpet de Eficiência Energética é concedido a fogões, aquecedores de água a gás e carros, destacando sua eficiência energética. Você também pode procurar o selo Conpet na hora de comprar esses produtos.

aquecedor a gás com o selo Conpet

Esta imagem do aquecedor de água a gás mostra a etiqueta do INMETRO com a classificação e o Selo do CONPET que você encontrará nos produtos – este produto é classificado como classe A, ou seja, possui a maior eficiência energética da categoria, ou seja, menor consumo de gás para o mesmo serviço. (Foto: Verônica SM Gomes)

Além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábito, é possível economizar na conta de luz, gás ou combustível de automóveis.

Com o aumento da eficiência energética e o uso consciente de energia, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com menores impactos negativos ao meio ambiente.

Vejam algumas dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia:

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
  • Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue.
  • Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: "verão" quando o tempo estiver quente e "inverno" quando estiver frio.
  • Evite banhos prolongados, economize água.
  • Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet.
  • Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo.
  • Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
  • Não deixe as torneiras pingando e verifique se as descargas estão vazando.

    Amiguinhos, temos outras dicas de consumo consciente bem aquiE para podermos consumir com consciência, precisamos saber quanto consumimos. Veja aqui como saber. Aproveitem!

    Esperamos que essas informações tenham sido úteis!

Até a próxima!

logo da EPE em aquarela

[Voltar ao topo]