Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE

Aos 34 anos, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).  A nomeação ocorreu hoje, sexta-feira (02/02), por publicação de um decreto presidencial no Diário Oficial da União (DOU).

Natural do Rio de Janeiro, Barral é Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Juiz de Fora e Mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Possui também pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ingressou na EPE por concurso público como Analista de Pesquisa Energética há dez anos (2007) e, até esta data, ocupava o cargo de Superintendente de Projetos de Geração na Diretoria de Estudos de Energia Elétrica. Nesta área, coordenava uma equipe que atua em estudos de viabilidade e projetos das diversas fontes, tais como eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, gás natural, carvão, etc., especialmente para fins de participação nos leilões de energia elétrica do Ambiente de Contração Regulada (ACR). Barral também vem se destacando na realização de diversos estudos técnicos para subsidiar a formulação e implementação de políticas energéticas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, comemorou a nomeação de Barral e declarou:  "tal como o Ministro Fernando, o Thiago é uma pessoa jovem, versátil, dinâmica e muito aberta ao diálogo. É prata da casa, com experiência e excelente formação técnica e multidisciplinar, que envolve, dentre muitas outras, energia, planejamento, economia, regulação, finanças e meio-ambiente, que são as expertises núcleo da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. Ganha a EPE, ganha o MME, ganha o Brasil."

IMG_2866edit.jpg


Notícias Relacionadas

Diretor da EPE, José Mauro Coelho, fez visita técnica às instalações da Empresa Hytron

16/07/2018 - Esta visita faz parte do Projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos” (ProQR), do qual a EPE faz parte do Comitê Consultivo como uma das representantes do governo brasileiro.

EPE participa da 6ª audiência pública com a Comissão de Mudanças Climáticas no Senado

12/07/2018 - Diretor de Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, debate sobre o programa RenovaBio com a comissão de Mudanças Climáticas. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promoveu uma audiência pública interativa sobre o RenovaBio.

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.

Cerimonial de Lançamento Cenários de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto 2018- 2030

12/07/2018 - Ocorreu na manhã do dia 12/07/2018, no auditório da EPE, o cerimonial de lançamento Cenário de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto que contou com a participação e abertura do presidente Reive Barros, do Diretor da DPG, José Mauro Coelho, do Dr. Dirceu Cardoso Amorelli Junior, Diretor da Diretoria 3 da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

11/07/2018 - Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE.