Disponível nota da EPE para fechamento da CP33 e projeto de lei de modernização do setor elétrico

Na sexta feira dia 9 de fevereiro de 2018 o Ministério de Minas e Energia concluiu  a Consulta Pública Nº 33, instaurada em 5 de julho de 2017, cujo objetivo é o aprimoramento do Marco legal do setor elétrico brasileiro. Conforme anunciado em comunicado, o Ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho encaminhou à Presidência da República a proposta de Projeto de Lei de Modernização e Expansão do Mercado Livre de Energia Elétrica, que reflete o encerramento da consulta pública.  

A EPE contribuiu ativamente neste processo e sua nota técnica final, cobrindo os temas da consulta pública relacionados à expansão, está disponível no site do MME. Você também pode acessar e baixar o documento aqui.

A consolidação da CP33 e o projeto de Lei encaminhado pelo Ministro Fernando Coelho Filho estão disponíveis no site do MME, aqui.


Notícias Relacionadas

MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

11/09/2018 - Publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.

Com apoio da EPE e do MME, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveu uma palestra sobre Instrumentos de mercado para eficiência energética

28/08/2018 - No âmbito da parceria entre a EPE e a Agência Internacional de Energia (IEA), ocorreu no dia 21 de agosto o Seminário sobre Market Based Instruments proferido pela especialista em Eficiência Energética da Agência, Edith Bayer. A apresentação fez parte de um ciclo de webinars e palestras sobre Eficiência Energética que, desta vez, a EPE teve a honra de receber presencialmente.

Ferramenta para cálculo da garantia física de hidrelétricas e termelétricas

28/08/2018 - EPE disponibiliza a planilha chamada "EASSEG_NW22_r1.xls" que contém o procedimento para cálculo do rateio da carga crítica do sistema baseado na ponderação, pelo Custo Marginal de Operação – CMO, das gerações obtidas na simulação para cada série sintética de energias afluentes. Esta é uma das etapas de cálculo da garantia física de usinas despachadas centralizadamente.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

23/08/2018 - Foi emitido no dia 06 de Agosto de 2018 o "Estudo de Atendimento ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA). O estudo contou com a colaboração e participação efetiva da Cemig Distribuição – além de contribuições de concessionárias de transmissão locais.

Com apoio da EPE e do MME, a Agência Internacional de Energia (AIE) promove uma palestra sobre Instrumentos de mercado para eficiência energética

16/08/2018 - A apresentação está inserida no âmbito de uma série de webinars sobre a eficiência energética, promovida pela Agência Internacional de Energia.