Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): EPE publica nova versão das ferramentas para identificar locais promissores à implantação de UHR, agora permitindo execução em versões anteriores do ArcGIS

As UHR são constituídas por pelo menos um reservatório superior e um inferior, posicionados em diferentes elevações e horizontalmente próximos entre si que, interligados por um circuito hidráulico dotado de uma casa de máquinas, armazenam e geram energia elétrica. Desta forma as características topográficas são fundamentais para identificar locais promissores para a instalação destas usinas.

Visando uma busca sistemática e uniforme das melhores combinações de locais para os reservatórios em uma determinada área de interesse e considerando as facilidades proporcionadas pelos geoprocessamentos realizados nos programas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desenvolveu as ferramentas GeoUHR I e GeoUHR II, ambas dentro do software ArcGIS, capazes de identificar e mapear os locais topograficamente favoráveis à implantação de UHR, de forma automática. A partir desses resultados, o interessado poderá efetuar a análise das opções mapeadas, avaliar outros aspectos específicos da área (socioambientais, acessos e outros), confirmar a potencialidade do local para se implantar a UHR, para então definir o arranjo geral e efetuar o pré-dimensionamento das obras e equipamentos.

A GeoUHR I identifica locais para UHR de circuito aberto e semiaberto, em que os dois ou um dos reservatórios (superior e inferior) são formados pelo barramento de cursos d'água, enquanto a GeoUHR II identifica locais para UHR de circuito fechado, em que os dois reservatórios estão fora de cursos d'água.

As ferramentas utilizam um Modelo Digital de Elevação (MDE) fornecido pelo usuário, e permitem a inclusão de outras camadas de informações georreferenciadas como áreas urbanas, áreas de proteção ambiental e reservatórios existentes, auxiliando a identificação dos locais mais interessantes às UHR. Além disso, permite que o usuário defina critérios de busca estabelecendo os parâmetros limite: a distância máxima (L) e o desnível mínimo (H) entre os reservatórios e a relação L/H máxima, sinalizadora da economicidade do arranjo.

Na versão 1.0 das ferramentas era possível as executar apenas nas versões 10.7 ou mais recentes do ArcGIS. Agora as ferramentas estão sendo lançadas na versão 1.1, que permite que elas sejam executadas em versões do ArcGIS, a partir da 10.5.1. Para utilizar as ferramentas na nova versão, basta fazer o download dos arquivos disponibilizados aqui, descompacta-los em uma pasta no diretório C: do computador e seguir as instruções de instalação e as orientações indicadas nos tutoriais para a execução.


Notícias Relacionadas

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.

Fact Sheet da EPE Avalia Preços do Gás Natural para Produção de Metanol

03/05/2024 - O recém-lançado Fact Sheet, elaborado pela EPE, apresenta uma análise simplificada sobre a viabilidade econômica da produção de metanol utilizando gás natural como matéria-prima. Este tipo de análise é importante porque hoje o país importa volumes crescentes deste importante produto químico. Parte significativa do metanol é utilizada para produzir o biodiesel, um biocombustível muito relevante para descarbonizar o transporte de cargas no país.

Informações sobre Garantias Físicas

03/05/2024 - A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia, e disponibiliza publicamente as notas técnicas que registram os cálculos realizados.