Resenha Mensal: queda de 2,9% no consumo de energia elétrica em abril.

O consumo nacional de eletricidade totalizou 39.534 GWh em abril, mostrando variação negativa de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde junho de 2018.

As três maiores classes consumidoras de energia apresentaram redução no montante mensal em abril, com recuo mais acentuado na classe industrial (-6,0%), onde se sobressaíram os ramos extrativo de minerais metálicos (-13,4%) e o metalúrgico (-11,8%). A paralisação das atividades de minas de minério de ferro em Minas Gerais após o desastre ambiental em Brumadinho/MG em janeiro de 2019 vem impactando o consumo industrial no ano.

A demanda das classes residencial e comercial em abril foram reduzidas em 1,9% e 1,5% respectivamente.

Entre as regiões, o consumo de energia caiu no Norte (-4,7%), muito em função do resultado negativo da indústria e, em menor grau, ao das residências. No Sudeste (-*4,4%) e no Sul (-2,9%), as três principais classes de consumo tiveram resultados ruins no mês.

No recorte cativo e livre, houve redução do consumo de eletricidade em abril em ambas as modalidades de contratação, sendo -3,7% entre os consumidores cativos e -1,1% entre os livres.

Nos links a seguir, além de poder baixar o arquivo da Resenha, você também pode ouvir o nosso podcast com comentários sobre o documento.

Imagem2.png

Notícias Relacionadas

Revisão Extraordinária de Garantia Física das UHEs Corumbá IV, Jupiá e São Manoel

11/12/2019 - Em cumprimento ao artigo 9º da Portaria MME nº 406/2017, a EPE divulga as Configurações de Referência Atual – CRA0 e CRA1, empregadas na definição dos montantes de Garantia Física de Energia publicados na Portaria MME nº 352/2019, referentes às usinas hidrelétricas Corumbá IV, Jupiá e São Manoel.

EPE publica Nota técnica de Projeções de Preço do Petróleo

10/12/2019 - O potencial da província petrolífera do Pré-sal confere ao Brasil um protagonismo mundial na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambiente offshore. Com as expectativas de crescimento da produção nacional de hidrocarbonetos para a próxima década, há oportunidade para o Brasil se posicionar entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

EPE lança o Fact Sheet “A Química do C1"

09/12/2019 - A EPE lança o Fact Sheet “A QUÍMICA DO C1” que compila os dois temas abordados nos Informes Técnicos da série "Competitividade do Gás Natural”: estudo de caso na indústria de fertilizantes nitrogenados e de metanol.

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.