Resenha Mensal: queda de 2,9% no consumo de energia elétrica em abril.

O consumo nacional de eletricidade totalizou 39.534 GWh em abril, mostrando variação negativa de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde junho de 2018.

As três maiores classes consumidoras de energia apresentaram redução no montante mensal em abril, com recuo mais acentuado na classe industrial (-6,0%), onde se sobressaíram os ramos extrativo de minerais metálicos (-13,4%) e o metalúrgico (-11,8%). A paralisação das atividades de minas de minério de ferro em Minas Gerais após o desastre ambiental em Brumadinho/MG em janeiro de 2019 vem impactando o consumo industrial no ano.

A demanda das classes residencial e comercial em abril foram reduzidas em 1,9% e 1,5% respectivamente.

Entre as regiões, o consumo de energia caiu no Norte (-4,7%), muito em função do resultado negativo da indústria e, em menor grau, ao das residências. No Sudeste (-*4,4%) e no Sul (-2,9%), as três principais classes de consumo tiveram resultados ruins no mês.

No recorte cativo e livre, houve redução do consumo de eletricidade em abril em ambas as modalidades de contratação, sendo -3,7% entre os consumidores cativos e -1,1% entre os livres.

Nos links a seguir, além de poder baixar o arquivo da Resenha, você também pode ouvir o nosso podcast com comentários sobre o documento.

Imagem2.png

Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.

EPE em parceria com o Instituto Escolhas realiza Workshop sobre setor de energia e o sistema financeiro

10/10/2019 - No dia 12 de setembro ocorreu no auditório da EPE o Workshop "Como o Setor de Energia e o Sistema Financeiro podem incorporar os riscos não financeiros em seu planejamento?", organizado pela EPE em parceria com o Instituto Escolhas.

EPE participa do FGV Energia – Boletim de Conjuntura do Setor Energético

10/10/2019 - O Boletim de Conjuntura do Setor Energético colocou mais uma vez a mobilidade elétrica em pauta, a discussão acerca desse tema é embasada pela visão de doze especialistas, nas sete colunas de opinião deste Boletim. A segunda coluna deste mês, de autoria dos analistas e consultores técnicos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Flávio Raposo de Almeida, Glaucio Vinicius Ramalho Faria, Luciano Basto de Oliveira e Natália Gonçalves de Moraes, aborda a eletrificação de ônibus no Brasil e apresenta a ferramenta de avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais desenvolvida pela empresa de pesquisa.