Resenha Mensal: queda de 2,9% no consumo de energia elétrica em abril.

O consumo nacional de eletricidade totalizou 39.534 GWh em abril, mostrando variação negativa de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde junho de 2018.

As três maiores classes consumidoras de energia apresentaram redução no montante mensal em abril, com recuo mais acentuado na classe industrial (-6,0%), onde se sobressaíram os ramos extrativo de minerais metálicos (-13,4%) e o metalúrgico (-11,8%). A paralisação das atividades de minas de minério de ferro em Minas Gerais após o desastre ambiental em Brumadinho/MG em janeiro de 2019 vem impactando o consumo industrial no ano.

A demanda das classes residencial e comercial em abril foram reduzidas em 1,9% e 1,5% respectivamente.

Entre as regiões, o consumo de energia caiu no Norte (-4,7%), muito em função do resultado negativo da indústria e, em menor grau, ao das residências. No Sudeste (-*4,4%) e no Sul (-2,9%), as três principais classes de consumo tiveram resultados ruins no mês.

No recorte cativo e livre, houve redução do consumo de eletricidade em abril em ambas as modalidades de contratação, sendo -3,7% entre os consumidores cativos e -1,1% entre os livres.

Nos links a seguir, além de poder baixar o arquivo da Resenha, você também pode ouvir o nosso podcast com comentários sobre o documento.

Imagem2.png

Notícias Relacionadas

Ministro da Energia e Águas de Angola visita a EPE para diálogo sobre a experiência brasileira com planejamento energético

25/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, em 25 de março, em seu escritório, o ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, para uma agenda de intercâmbio sobre planejamento energético, expansão da transmissão e combate à pobreza energética.

No “Amazonas Óleo, Gás e Energia 2026”, EPE apresenta perspectivas de exploração e produção na Margem Equatorial

25/03/2026 - A convite da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Estado do Amazonas, a EPE apoia e está participando do “Amazonas Óleo, Gás e Energia – Expo & Conferência 2026”, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), em Manaus.

EPE apresenta experiência brasileira em planejamento energético a delegação da EPRA, do Quênia

24/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, em 23 de março, em seu escritório-central no Rio de Janeiro, uma delegação da Energy and Petroleum Regulatory Authority (EPRA), do Quênia, para uma agenda de intercâmbio sobre planejamento energético, expansão da transmissão e energias renováveis.

EPE fala sobre energia nuclear e descarbonização no Nuclear Summit 2026

24/03/2026 - A EPE apresentou a visão do planejamento energético brasileiro e os principais elementos que fazem a energia nuclear aparecer nos cenários mais intensivos em descarbonização no Nuclear Summit 2026. Promovido pela Abdan, o evento foi realizado nos dias 23 e 24 de março, na Casa Firjan

EPE participa da 3ª edição do Macaé Energy 2026

20/03/2026 - O evento Macaé Energy 2026 aconteceu entre os dias 17 e 19 de março no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho em Macaé, no estado do Rio de Janeiro. A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, participou como moderadora no Painel sobre Integração Energética.