Resenha Mensal: O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio

O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio, mostrando progresso de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde fevereiro deste ano.

As três maiores classes de consumo de energia elétrica exibiram altas no montante mensal em maio, com destaque para as residências (+4,4%) e o comércio e serviços (+4,9%). Por sua vez, o aumento do consumo de eletricidade da classe industrial (+2,5%) no mês foi influenciado pelo efeito estatístico de base baixa de maio 2018, em razão da greve dos caminhoneiros. Além disso, a classe industrial continuou impactada em maio pelos efeitos do desastre ambiental em Brumadinho/MG, refletido na queda de 13,9%   no   consumo   de energia elétrica do ramo extrativo de minerais metálicos.

Todas as regiões do país anotaram aumento no consumo de eletricidade em maio, em especial o Sudeste (+2,6%) e o Nordeste (+6,1%).

No recorte cativo e livre, houve elevação do consumo de energia elétrica em maio em ambas as modalidades de contratação, sendo +1,4% entre os consumidores cativos e +6,7% entre os livres.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal  e ouvir o nosso Podcast com a Analista de Pesquisa Energética Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Infográfico Resenha Maio_19.png

Notícias Relacionadas

EPE participa do evento Americas Gas & Power Summit (AGPS)

21/11/2019 - A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural, Marcelo Alfradique, participa, nos dias 20 a 22 de novembro de 2019, da Conferência "Americas Gas & Power Summit (AGPS)", no Panamá.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE palestra no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília

14/11/2019 - A EPE esteve no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, na última terça (12) para proferir palestra aos Oficiais Generais e Superiores do Exército Brasileiro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.