Resenha Mensal: O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio

O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio, mostrando progresso de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde fevereiro deste ano.

As três maiores classes de consumo de energia elétrica exibiram altas no montante mensal em maio, com destaque para as residências (+4,4%) e o comércio e serviços (+4,9%). Por sua vez, o aumento do consumo de eletricidade da classe industrial (+2,5%) no mês foi influenciado pelo efeito estatístico de base baixa de maio 2018, em razão da greve dos caminhoneiros. Além disso, a classe industrial continuou impactada em maio pelos efeitos do desastre ambiental em Brumadinho/MG, refletido na queda de 13,9%   no   consumo   de energia elétrica do ramo extrativo de minerais metálicos.

Todas as regiões do país anotaram aumento no consumo de eletricidade em maio, em especial o Sudeste (+2,6%) e o Nordeste (+6,1%).

No recorte cativo e livre, houve elevação do consumo de energia elétrica em maio em ambas as modalidades de contratação, sendo +1,4% entre os consumidores cativos e +6,7% entre os livres.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal  e ouvir o nosso Podcast com a Analista de Pesquisa Energética Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Infográfico Resenha Maio_19.png

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico