Resenha Mensal: Alta de 0,7% no Consumo de Eletricidade em Janeiro

No mês de janeiro o volume de eletricidade suprido através das redes das distribuidoras totalizou 39.501 GWh, nível 0,7% superior ao registrado no mês em 2017. Conforme as regiões do país, o melhor desempenho foi verificado no Sul (+1,9%), seguido pelo Norte (+1,6%), Nordeste (+1,2%). No Sudeste, o consumo permaneceu no mesmo nível de janeiro de 2017 e no Centro Oeste caiu (-0,1%).

O mercado cativo das distribuidoras teve redução de 3,7%, enquanto que no mercado livre houve alta de 11,3%.

Link para a Resenha Mensal

Link para o Podcast: https://soundcloud.com/user-2131794/resenha-fevereiro 


Notícias Relacionadas

EPE propõe solução estrutural de transmissão para atendimento à região Sudeste do Pará

22/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga o “Estudo de Atendimento ao Sudeste do Pará", que apresenta um conjunto de soluções estruturantes voltadas a superar o esgotamento da capacidade de transmissão e as limitações de controle de tensão no sistema elétrico local, além de viabilizar o atendimento às demandas de expansão de carga e às solicitações de novos acessos ao sistema.

EPE propõe solução de transmissão flexível e escalonável para atendimento a até 4GW de cargas eletrointensivas no Ceará e Piauí

19/06/2026 - A EPE divulgou o “Estudo Prospectivo para Inserção de Cargas Eletrointensivas na Região Nordeste”, que recomenda soluções estruturantes para permitir a conexão de cargas eletrointensivas, como data centers e plantas de hidrogênio, nos estados do Ceará e Piauí a partir do ano 2032.

EPE participa de seminário sobre matriz elétrica e descarbonização

18/06/2026 - A EPE participou, nesta terça-feira, 16 de junho, do seminário técnico “Competitividade, Descarbonização e Transição: o Papel Estratégico da Matriz Elétrica Brasileira", realizado no Rio de Janeiro pelo iCS e pelo CEBDS, em parceria com a PSR e a E+ Transição Energética.

EPE divulga o Boletim do Consumo de Eletricidade nº 25: consumo de energia elétrica recua 0,3% no 1º trimestre de 2026, com queda na indústria e avanço das classes residencial e comercial

18/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a 25ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, com dados referentes ao primeiro trimestre de 2026. O consumo nacional de energia elétrica apresentou redução de 0,3% em relação ao mesmo período de 2025.

EPE participa do Fórum de Energia do Rio

18/06/2026 - EPE participa do Fórum de Energia do Rio, organizado pela Empresa Rystad Energy que aconteceu no dia 17 de junho de 2026 no JW Marriott Rio de Janeiro.