Resenha Mensal: crescimento da demanda de energia elétrica foi de 1,7% no 1º semestre em relação ao mesmo período de 2018.

O consumo nacional de eletricidade totalizou 38.213 GWh em junho, anotando estabilidade em relação ao mesmo mês de 2018. No 1º semestre, o crescimento da demanda de energia elétrica do país foi de 1,7% frente ao mesmo período do ano passado.

Entre as regiões, Centro-Oeste (+4,4%), Norte (+5,3%) e Sul (+2,0%) assinalaram aumento no consumo de eletricidade em junho, que compensaram as quedas no Nordeste (-3,3%) e no Sudeste (-0,6%)  no mês.

Em relação às principais classes de consumo, apesar do declínio de 1,7% nas residências em junho, a classe comercial avançou 3,4% no mês. Já a classe industrial, maior demandante de energia elétrica do país, registrou estabilidade em junho, ainda influenciada, de certo modo, pelos efeitos da greve dos caminhoneiros (maio/2018) e do desastre ambiental em Brumadinho/MG (janeiro/2019).

No recorte cativo e livre, enquanto o mercado cativo caiu 1,3% em junho, o consumo de energia elétrica do mercado livre progrediu 3,1% no mês.

Ouça aqui o podcast deste mês com Thiago Toneli Chagas, Analista de Pesquisa Energética da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos.

O arquivo deste mês e o infográfico seguem abaixo. 

Resenha Mensal - Julho 2019


Infográfico Resenha Junho_19.png

Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).