Resenha Mensal apresenta crescimento de 3,5% em relação ao mês de novembro de 2018

O consumo nacional de eletricidade totalizou 41.700 GWh em novembro, apresentando crescimento de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2018. Observou-se alta do consumo em todas as regiões do país: Norte (+7,4%), Nordeste (+1,8%), Sudeste (+2,6%), Sul (+4,5%) e Centro-Oeste (+7,4%).

Entre as principais classes de consumo, destacou-se:

Consumo elevado nas residências (+5,3%) e nos estabelecimentos comerciais (+7,2%).

Contribuindo para esse resultado nas classes Residencial e Comercial, além da gradual melhora da economia, a ocorrência de temperaturas altas na região Centro-Sul do país.

O consumo Industrial caiu 1,7% no mês (-1,7% em 12 meses), quinta queda consecutiva, principalmente em função dos ramos químico (-12,1%) e extrativo de minerais metálicos (-16,3%).

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal de novembro e ouvir o Podcast com a Analista de Pesquisa Energética, Simone Saviolo Rocha.


resenha mensal.jpg

Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.

EPE, CCEE e ONS realizam evento sobre a revisão extraordinária da carga

14/05/2020 - Encontro será realizado virtualmente nesta sexta-feira, a partir das 10h Para dar transparência ao mercado sobre as análises realizadas a respeito dos impactos da pandemia Covid-19 no setor elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS realizam nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, um evento virtual sobre o pedido de Revisão Extraordinária da Carga.

Divulgação da planilha de dados do pedido de Revisão Extraordinária da Carga

12/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam o detalhamento mensal das projeções realizadas para o estudo de sensibilidade da previsão da carga encaminhado na última sexta-feira (8) à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.