Informe Técnico - Leilões de Energia Nova de 2018

No ano de 2018 foram realizados dois leilões de energia nova (A-4 e A-6), oferecendo contratos de longo prazo aos agentes interessados, e dois leilões de energia existente (A-1 e A-2), com mais prazos curtos tanto de contrato. Todas as contratações  destinam-se ao suprimento do mercado regulado, que adquire projetos de geração respaldados por energia firme e fazem parte do mecanismo para adequabilidade do suprimento do país.

A realização dos dois leilões de energia nova, "A-4" e "A-6", além de expandir o parque gerador do Brasil e propiciar investimentos de cerca de R$ 13 bilhões, é relevante por consolidar mecanismos que já vinham sendo testados nos anos anteriores, tal como uma etapa preliminar de disputa da capacidade disponível do sistema de transmissão e uma sistemática diferente, enquanto também foi uma oportunidade para promover, com sucesso, aperfeiçoamentos nos mecanismos, tais como a alteração de contratos por disponibilidade para contratos por quantidade para os empreendimentos eólicos. 

No informe a seguir descrevemos os aspectos mais relevantes dos leilões realizados em 2018, o papel da EPE neste processo e como isto afeta os estudos de planejamento energético do país.

Você pode acessar e baixar o relatório clicando neste link.

Notícias Relacionadas

EPE publica nota técnica sobre garantia física das UTEs vencedoras dos LRCAP 2026

27/04/2026 - A EPE publica a Nota Técnica e os decks de cálculo e revisão de Garantia Física dos empreendimentos termelétricos vencedores dos Leilões de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 – LRCAP de 2026, realizados nos dias 18 e 20 de março de 2026, conforme as diretrizes estabelecidas, respectivamente, na Portarias Normativas MME/GM nº 118 e nº 119, ambas de 23 de outubro de 2025.

Leilão de transmissão nº 01/2026 é realizado com deságio e contrata todos os lotes

27/03/2026 - Foi realizado hoje, dia 27 de março de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo, a primeira etapa do Leilão de Transmissão nº 01/2026. O certame contou com 5 lotes e investimentos estimados em R$ 3,3 bilhões. O leilão teve todos os lotes arrematados, dando sequência à série de leilões com 100% de sucesso desde 2017.

Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 para Óleo e Biodiesel complementa segurança do sistema e gera economia

23/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga os resultados do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2026, voltado para as usinas termelétricas a Óleo e Biodiesel. O certame, realizado na sexta-feira (20/03/2026), complementou a contratação do "LRCAP/2026 - Gás Natural, Carvão e UHE", realizado dois dias antes.

Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 amplia segurança energética e inaugura novo modelo contratual no setor elétrico

20/03/2026 - O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 (LRCAP/2026) marca um ponto de inflexão no setor elétrico brasileiro ao combinar expansão relevante da capacidade instalada com uma modernização estrutural na forma de contratação de recursos para o sistema.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica que contempla os quantitativos da capacidade remanescente do SIN para escoamento de geração dos leilões de reserva de capacidade 2026

16/01/2026 - O documento apresenta os Quantitativos da Capacidade Remanescente do SIN para Escoamento de Geração nas instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de geração para Conexão Compartilhada (ICG), no âmbito dos LRCAPs de 2026, conforme estabelecido nas Portarias nº 444/GM/MME/2016, nº 118/GM/MME/2025 e nº 119/GM/MME/2025.