EPE Publica o Boletim Econômico PEN 2022 - Revisão do PIB para o Plano da Operação Energética (PEN 2022).

A EPE, Empresa de Pesquisa Energética, publica e disponibiliza para download o Boletim Econômico PEN 2022 - Revisão do PIB para o Plano da Operação Energética (PEN 2022). 

Na visão da equipe, os dados econômicos divulgados desde a elaboração da segunda revisão quadrimestral sugerem a necessidade de revisão das projeções de PIB de 2017, 2018 e 2019. O Boletim destaca também os aspectos positivos e negativos esperados para os próximos anos. 

Nas projeções setoriais as principais mudanças trazidas por esta revisão, do ponto de vista dos macrossetores (agropecuária, indústria e serviços), diz respeito ao ritmo de retomada e afetam, sobretudo, os primeiros anos de projeção. 

A EPE se exime de quaisquer responsabilidades sobre decisões ou deliberações tomadas com base no uso das informações contidas neste Boletim, assim como pelo uso indevido dessas informações. 

O Boletim Econômico PEN 2022 pode ser acessado em nossas publicações ou clicando aqui.

Além de poder baixar o arquivo do Boletim Econômico, você também pode ouvir o nosso podcast com comentários sobre o documento. Nesta primeira edição, o  entrevistada é o Analista de Pesquisa Energética: João Moreira Schneider de Mello.



Notícias Relacionadas

Moedas Digitais e o Impacto na Rede Elétrica - reportagem especial do CanalEnergia

23/02/2018 - Consumo de energia elétrica para produzir moedas digitais tem preocupado autoridades em várias partes do mundo. O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, compartilham suas opiniões na reportagem especial do CanalEnergia.

EPE disponibiliza retificação dos Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia A-4/2018

23/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza retificação do conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica e eólica para o Leilão de Energia A-4/2018.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2018

Projeções do setor já refletem sinais de recuperação da indústria

21/02/2018 - Demanda por energia em 2017 atingiu nível semelhante ao de 2014. Capacidade ociosa ainda é grande e há folga no sistema. Sobre este tema, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a superintendente-adjunta de Estudos Econômicos, Carla Achão, foram entrevistados em reportagem especial do CanalEnergia.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2018

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 1 da Nota Técnica 0016/2018, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.