EPE publica Nota Técnica sobre Terceirização de Serviços de Refino (Tolling)

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tem como missão realizar estudos e pesquisas com o intuito de subsidiar o planejamento, o desenvolvimento e a formulação da política energética nacional.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na 1ª reunião Extraordinária de 2023 e por meio da Resolução CNPE nº 2/2023, indicou a oportunidade de avaliação da viabilidade de contratação de refino para o óleo da União, para fins de comercialização dos derivados no mercado nacional, permitindo a agregação de valor ao petróleo da União, o aumento da segurança e garantia do abastecimento do mercado nacional de derivados de petróleo, promovendo o maior uso do parque de refino nacional e redução da dependência externa.

Neste sentido, com o intuito de contribuir na elaboração de políticas públicas associadas ao suprimento do mercado nacional de derivados, a presente Nota Técnica "Terceirização de Serviços de Refino", NT- EPE-DPG-SDB-2024_08, aborda uma nova possibilidade de negócio associado ao suprimento do mercado nacional de derivados e que pode fomentar a inclusão de novos agentes refinadores no País. Esse modelo de negócio permite que empresas produtoras de petróleo ou detentoras de cargas, que normalmente seriam exportadas, agreguem valor ao seu portfólio de produtos refinando em território nacional sem investimentos expressivos em ativos de refino.

Por meio da elaboração desta Nota Técnica, a EPE busca contribuir para formar visão sobre potencialidades da terceirização de serviços, presente em diversos países, apresentando oportunidades e indicando os cuidados técnicos e comerciais que devem ser observados.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Resenha Mensal: Brasil consome menos energia elétrica em fevereiro de 2026

30/03/2026 - A mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.343 gigawatts-hora (GWh) em fevereiro de 2026, queda de 1,1% comparado a fevereiro de 2025.

EPE e MME divulgam cadernos do PDE 2035 sobre meio ambiente e resultados consolidados

26/03/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta quinta-feira (25/3), os cadernos "Meio Ambiente e Energia" e "Consolidação de Resultados", que fazem parte do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035.

EPE fala sobre energia nuclear e descarbonização no Nuclear Summit 2026

24/03/2026 - A EPE apresentou a visão do planejamento energético brasileiro e os principais elementos que fazem a energia nuclear aparecer nos cenários mais intensivos em descarbonização no Nuclear Summit 2026. Promovido pela Abdan, o evento foi realizado nos dias 23 e 24 de março, na Casa Firjan

EPE divulga o Boletim do Consumo de Eletricidade nº 24

20/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a 24ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, com dados referentes ao quarto trimestre de 2025. O consumo nacional de energia elétrica manteve-se estável em relação ao mesmo período de 2024.

EPE analisa o impacto das emissões embutidas na intensidade de carbono de eletrocombustíveis

18/03/2026 - O Informe Técnico "Análise do impacto das emissões embutidas da eletricidade renovável na intensidade de carbono de eletrocombustíveis sob o marco ZNZF da IMO" é resultado de estudo conduzido pela EPE sobre o potencial de descarbonização da e-amônia e do e-metanol como eletrocombustíveis.