EPE publica Nota Técnica - GNL de Pequena Escala: Estudo de caso no Brasil

No Brasil, as malhas de transporte e de distribuição de gás natural estão concentradas mais próximas à costa, deixando uma parcela significativa de consumidores no interior do País sem acesso direto à infraestrutura de gás natural. Sendo assim, um dos grandes desafios do desenvolvimento do mercado nacional de gás é aumentar a capilaridade do transporte desse insumo energético a preços competitivos para regiões sem atendimento.

O gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala se apresenta como uma solução logística de suprimento nesse processo de interiorização do gás, como também para viabilizar a monetização de recursos de gás em terra a depender da distância e do volume da demanda a ser atendida.

Nesta nota técnica são abordados os principais projetos de GNL em pequena escala em operação e planejados no Brasil. Por meio de um estudo de caso na região Nordeste, são descritas as metodologias de dimensionamento das logísticas e dos custos para o modelo de negócio de GNL de pequena escala pelos modais rodoviário e aquaviário. A metodologia apresentada permite estimar funções de custos unitários para diferentes vazões e distâncias percorridas.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Resenha Mensal: Brasil consome menos energia elétrica em fevereiro de 2026

30/03/2026 - A mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.343 gigawatts-hora (GWh) em fevereiro de 2026, queda de 1,1% comparado a fevereiro de 2025.

EPE e MME divulgam cadernos do PDE 2035 sobre meio ambiente e resultados consolidados

26/03/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta quinta-feira (25/3), os cadernos "Meio Ambiente e Energia" e "Consolidação de Resultados", que fazem parte do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035.

EPE analisa o impacto das emissões embutidas na intensidade de carbono de eletrocombustíveis

18/03/2026 - O Informe Técnico "Análise do impacto das emissões embutidas da eletricidade renovável na intensidade de carbono de eletrocombustíveis sob o marco ZNZF da IMO" é resultado de estudo conduzido pela EPE sobre o potencial de descarbonização da e-amônia e do e-metanol como eletrocombustíveis.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2025

10/03/2026 - A edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta uma análise dos principais acontecimentos do setor no Brasil e no mundo na segunda metade de 2025. No cenário internacional, o período foi marcado por variação nos mercados de petróleo e gás natural, influenciada por tensões geopolíticas, ajustes na oferta e mudanças nos fluxos comerciais.

EPE publica a Nota Técnica Demanda de Energia dos Veículos Leves: 2026 - 2035

09/03/2026 - A Nota Técnica sobre Demanda de Energia dos Veículos Leves, elaborada pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, visa apresentar cenários de demanda de energia para veículos leves até o horizonte de 2035