EPE publica Nota Técnica de Repotenciação e Modernização de Usinas Hidrelétricas, Ganhos de Eficiência, Energia e Capacidade Instalada.

 A EPE disponibiliza a Nota Técnica de Repotenciação e Modernização de Usinas Hidrelétricas com foco em Ganhos de eficiência, energia e capacidade instalada. Este trabalho é a mais recente contribuição da Empresa de Pesquisa Energética - EPE aos estudos sobre Repotenciação e Modernização do parque hidrelétrico brasileiro. Dentre as contribuições destacam-se:

Identificação inicial dos efeitos econômicos e energéticos da degradação do maquinário do parque hidrelétrico brasileiro e          estimativa do custo acarretado à operação do Sistema Interligado Nacional - SIN;

Estimativa inicial do montante de energia e de capacidade adicional obteníveis por repotenciação e modernização;

Estimativa dos investimentos requeridos para repotenciação com escopo de eficiência e capacidade;

Avaliação econômica dos benefícios de energia e de potência trazidos por repotenciação e modernização;

Apontamentos de temas regulatórios atinentes para discussão.

Salienta-se que o potencial brasileiro de repotenciação, que pode ser maior que a seleção deste estudo, é ainda um campo extenso para ganhos de eficiência, de capacidade e de confiabilidade para o sistema, além da possibilidade de investimentos que movimentem toda a indústria hidrelétrica brasileira. A regulação adequada, o modelo de negócio, os contratos de concessão legados, a remuneração por capacidade, dentre outros, são os ingredientes que comporão futuro mecanismo que normatize os investimentos em repotenciação.

Acesse aqui a Nota Técnica


Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).