EPE Participa do 34º Congresso da Associação Ibero-americana de Gás liquefeito de Petróleo - AIGLP

No dia 21/03/2019, a EPE representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho, participou do 34º Congresso da Associação Ibero-americana de Gás liquefeito de Petróleo - AIGLP, apresentando o Panorama do Setor de GLP no Brasil. Durante sua apresentação o Diretor destacou a importância desse derivado na Matriz Energética Brasileira e também informou sobre a existência do Programa “Combustível Brasil”.  

Este programa tem propostas específicas para o setor de GLP no Brasil, como o fim da diferenciação de preços, a ampliação do uso do GLP no Brasil e a avaliação de alternativas à incidência de bitributação sobre o GLP oriundo de Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2019 em Lima (Peru) e reuniu os executivos das principais empresas de GLP, além de importantes autoridades e representantes de órgãos governamentais e de regulação. Tratou de temas relevantes do setor na atualidade, como: “Mecanismos de incentivo ao uso do GLP "," Infraestrutura Primária de Abastecimento","Novas tecnologias e tendências no setor de GLP ","Marco Regulatório - Necessidade de Aplicação da Lei e regras claras".

IMG-20190327-WA0035.jpg

IMG-20190327-WA0036.jpg



Notícias Relacionadas

EPE publica estudo sobre iluminação pública como vetor de eficiência energética e transformação digital nas cidades em parceria com o Ministério das Cidades

13/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica o Informe Técnico “Iluminação Pública como Vetor de Transformação Digital e Eficiência Energética nas Cidades”, que apresenta um panorama do setor no Brasil e propõe caminhos para ampliar a eficiência, a qualidade dos serviços e a integração da iluminação pública ao planejamento urbano e energético.

EPE publica pela primeira vez versão em inglês do Informe de Monitoramento sobre a Política de E&P de petróleo e gás e de seu Fact Sheet

13/10/2026 - Pela primeira vez, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza em inglês o Informe de Monitoramento sobre a Política de Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás, edição de 2026, e seu respectivo Fact Sheet.

Artigo da série Entenda o Cenário, publicada a cada dez dias apresentando trabalhos e discutindo temas relevantes para o planejamento energético nacional

09/10/2026 - Estudo sobre fungibilidade e precificação de certificados de descarbonização, selecionado entre os três melhores trabalhos da ROG.e na categoria Diversificação Energética e Soluções de Baixo Carbono, ajuda a entender o que o mercado de biometano pode aprender com a experiência do CBIO

Mais elétrico, mais renovável, mais flexível: PDE 2036 projeta a energia do Brasil nos próximos dez anos e abre Consulta Pública

08/10/2026 - Relatório Síntese do PDE 2036 aponta crescimento da demanda de energia, novas tecnologias e cerca de R$ 3,3 trilhões em investimentos até 2036. Sociedade poderá contribuir para o aprimoramento do planejamento.

EPE publica edição de 2026 do Informe de Monitoramento sobre a política de E&P de petróleo e gás

07/10/2026 - Para proporcionar uma visão mais abrangente da evolução do setor de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, o documento também incorpora indicadores complementares relacionados à atividade exploratória, à eficiência operacional e à sustentabilidade das operações. Esses indicadores adicionais não substituem os indicadores estabelecidos pela resolução, mas complementam sua análise, refletindo transformações observadas no setor nos últimos anos.