EPE participa de audiência pública na Alerj

A Segunda audiência pública "Análise da Situação Atual e Soluções Futuras da Geração e Distribuição de Energia Elétrica no Estado do Rio de Janeiro pelas Concessionárias ENEL e ENERGISA", da Comissão de Minas e Energia, aconteceu dia 16 de abril de 2019 na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro. 

A abertura da audiência foi realizada pelo Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos Jeferson Soares (SEE/DEA), que teve a oportunidade de participar de uma pré reunião no gabinete do deputado Maxi Lemos com a assessoria para alinhar as demandas desta audiência. O engenheiro palestrou sobre o tema "O setor elétrico brasileiro e o mercado de eletricidade no Estado do Rio Janeiro", uma análise desenvolvida junto a equipe da EPE para apresentar a visão do setor elétrico brasileiro, a situação do Rio de Janeiro, bem como as oportunidades que estado pode aproveitar dentro deste contexto.

Além de destacar o papel da EPE nesta audiência pública e expor as possíveis contribuições da instituição para o estado atuar dentro da área de energia. Outra questão levantada foi a cobertura dos custos de energia no estado, com foco na energia elétrica, apresentando as comparações e os componentes que geram o nível de tarifa de eletricidade atualmente observado no Estado do Rio de Janeiro, em que se pode destacar a carga tributária, como também as perdas não técnicas, fatores estes que contribuem para o quadro.

Também palestraram Luiz Eduardo Batata Ferreira, Diretor-Geral da ONS, e Marcus Floresta, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da ENEL. O encontro foi guiado pelos Deputados Zeidan Lula, Brazão, Chico Machado, Maxi Lemos, Welbert Rezende (Vice Presidente da Comissão de Minas e Energia), Filippe Poubel (Membro Efetivo da Comissão de Minas e Energia) e José Bismark (Presidente da AGENERSA). Os representantes levaram à discussão reclamações das populações e experiências pessoais, a fim de cobrar melhorias na qualidade de distribuição da energia e no atendimento aos consumidores.

A audiência reforçou a importância do diagnóstico estruturado de informações como um instrumento fundamental a ser coordenado com outros, como insumo para elaboração de políticas públicas na área energética do estado, gerando interesse por parte da Alerj no sentido de estabelecer futuras parcerias com a EPE nesse campo.

_MG_9889.jpg

_MG_9994.jpg

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.