EPE participa de audiência pública na Alerj

A Segunda audiência pública "Análise da Situação Atual e Soluções Futuras da Geração e Distribuição de Energia Elétrica no Estado do Rio de Janeiro pelas Concessionárias ENEL e ENERGISA", da Comissão de Minas e Energia, aconteceu dia 16 de abril de 2019 na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro. 

A abertura da audiência foi realizada pelo Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos Jeferson Soares (SEE/DEA), que teve a oportunidade de participar de uma pré reunião no gabinete do deputado Maxi Lemos com a assessoria para alinhar as demandas desta audiência. O engenheiro palestrou sobre o tema "O setor elétrico brasileiro e o mercado de eletricidade no Estado do Rio Janeiro", uma análise desenvolvida junto a equipe da EPE para apresentar a visão do setor elétrico brasileiro, a situação do Rio de Janeiro, bem como as oportunidades que estado pode aproveitar dentro deste contexto.

Além de destacar o papel da EPE nesta audiência pública e expor as possíveis contribuições da instituição para o estado atuar dentro da área de energia. Outra questão levantada foi a cobertura dos custos de energia no estado, com foco na energia elétrica, apresentando as comparações e os componentes que geram o nível de tarifa de eletricidade atualmente observado no Estado do Rio de Janeiro, em que se pode destacar a carga tributária, como também as perdas não técnicas, fatores estes que contribuem para o quadro.

Também palestraram Luiz Eduardo Batata Ferreira, Diretor-Geral da ONS, e Marcus Floresta, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da ENEL. O encontro foi guiado pelos Deputados Zeidan Lula, Brazão, Chico Machado, Maxi Lemos, Welbert Rezende (Vice Presidente da Comissão de Minas e Energia), Filippe Poubel (Membro Efetivo da Comissão de Minas e Energia) e José Bismark (Presidente da AGENERSA). Os representantes levaram à discussão reclamações das populações e experiências pessoais, a fim de cobrar melhorias na qualidade de distribuição da energia e no atendimento aos consumidores.

A audiência reforçou a importância do diagnóstico estruturado de informações como um instrumento fundamental a ser coordenado com outros, como insumo para elaboração de políticas públicas na área energética do estado, gerando interesse por parte da Alerj no sentido de estabelecer futuras parcerias com a EPE nesse campo.

_MG_9889.jpg

_MG_9994.jpg

Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.