EPE elabora estudo de alternativas para atendimento ao Oiapoque (AP)

O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.

O conjunto de alternativas para o suprimento do Oiapoque é composto de três (3) possibilidades: geração local (sistema isolado), interligação ao SIN via sistema de distribuição ou interligação ao SIN via sistema de transmissão. Adicionalmente foram elaborados oito (8) cenários diferentes variando o ano de entrada em operação da interligação, as condições de geração e o mercado a ser atendido (considerando eventuais incrementos de carga), considerando o conjunto de alternativas mencionado.

A análise econômica é abrangente e considera tanto o custo de geração local e o custo das obras de distribuição ou transmissão, como também o custo de compra de energia do SIN e o custo do diferencial de perdas elétricas de cada alternativa.

Finalmente, o estudo conclui que a opção de menor custo é manter o Oiapoque isolado do SIN durante o período avaliado. De toda forma, a possibilidade de interligação do Oiapoque em 2031 (após término do contrato de geração vigente) via sistema de distribuição apresenta custos bastante próximos. Já a interligação via sistema de transmissão não se mostra competitiva em nenhum cenário analisado.

Estudo de Alternativas para Suprimento de Energia Elétrica ao Oiapoque pelo Sistema Interligado Nacional


Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

14/08/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018.

EPE inicia o Cadastramento dos Projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

06/08/2018 - Foi publicada pelo MME a Portaria n° 317, de 31 de julho de 2018, com as diretrizes para a realização dos Leilões de Energia Existente (A-1 e A-2), previstos para ocorrer em 07 de dezembro de 2018. Os responsáveis pelos empreendimentos termelétricos interessados em participar dos Leilões deverão realizar o cadastramento e a entrega da documentação pertinente na EPE para fins de Qualificação Técnica dos projetos até as 12h do dia 31 de agosto de 2018.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-6/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

31/07/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-6/2018.

Resenha Mensal: Consumo de Energia Elétrica Caiu em Junho

30/07/2018 - Greve Dos Caminhoneiros Impactou O Consumo De Energia Elétrica No Mês O consumo de energia elétrica na rede totalizou 37.791 GWh em junho, volume 0,4% inferior ao do mesmo mês de 2017. A região Norte (-10,4%) puxou este resultado em função da queda da atividade de consumidores eletrointensivos industriais do norte do país.

Estudos Socioambientais da Usina Hidrelétrica Bem Querer: Reuniões públicas para divulgação do início dos estudos

20/07/2018 - De 23 a 28 de julho a Empresa de Pesquisa Energética – EPE promoverá Reuniões Públicas para divulgar o início dos estudos socioambientais da Hidrelétrica Bem Querer. O objetivo das reuniões é apresentar as principais atividades previstas na execução dos estudos socioambientais, a equipe responsável pelos estudos, além de informações sobre a usina e o processo de licenciamento ambiental.