EPE elabora estudo de alternativas para atendimento ao Oiapoque (AP)

O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.

O conjunto de alternativas para o suprimento do Oiapoque é composto de três (3) possibilidades: geração local (sistema isolado), interligação ao SIN via sistema de distribuição ou interligação ao SIN via sistema de transmissão. Adicionalmente foram elaborados oito (8) cenários diferentes variando o ano de entrada em operação da interligação, as condições de geração e o mercado a ser atendido (considerando eventuais incrementos de carga), considerando o conjunto de alternativas mencionado.

A análise econômica é abrangente e considera tanto o custo de geração local e o custo das obras de distribuição ou transmissão, como também o custo de compra de energia do SIN e o custo do diferencial de perdas elétricas de cada alternativa.

Finalmente, o estudo conclui que a opção de menor custo é manter o Oiapoque isolado do SIN durante o período avaliado. De toda forma, a possibilidade de interligação do Oiapoque em 2031 (após término do contrato de geração vigente) via sistema de distribuição apresenta custos bastante próximos. Já a interligação via sistema de transmissão não se mostra competitiva em nenhum cenário analisado.

Estudo de Alternativas para Suprimento de Energia Elétrica ao Oiapoque pelo Sistema Interligado Nacional


Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.