EPE debate tendências para a distribuição de energia elétrica no 25º Sendi

Em mesa-redonda, diretor da EPE apresentou recém-lançado Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética (Obepe).

Publicado em 29 de maio de 2025

Nos dias 27 e 28, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 25ª edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), representada por seu diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski, na cerimônia de abertura, em mesa-redonda sobre o combate à pobreza energética e no painel "Distribuidora do presente e do futuro: novo modelo, remuneração, tarifas, tendências, uso da IA para melhorar o relacionamento com os clientes". O evento segue até sexta-feira, 30, na Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e tendo como anfitriã a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Sendi deste ano apoia-se nos pilares da inovação, sustentabilidade e pessoas, reunindo lideranças empresariais, especialistas, autoridades públicas, pesquisadores, startups e profissionais do setor de energia para discutir oportunidades, compartilhar melhores práticas e debater como as empresas de energia podem se adaptar às novas demandas.

"O Sendi 2025 está um sucesso com a participação de mais de 6 mil pessoas ao longo da semana. A participação da EPE no SENDI é muito importante para apresentarmos os trabalhos que estamos fazendo no setor elétrico e energético brasileiro, buscarmos o diálogo com as empresas de distribuição de energia elétrica e atualizarmos nossos conhecimentos com as informações mais recentes do setor visando retroalimentar nossos estudos de planejamento energético", afirmou o diretor Ivanoski.

25Sendi1-2025.png

Após a solenidade de abertura, de que participaram também autoridades e lideranças dos entes do setor elétrico, como Aneel, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o diretor da EPE integrou mesa-redonda no estande da Aneel, em que apresentou o recém-lançado Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética (Obepe), uma ferramenta interativa que monitora indicadores a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à redução da desigualdade e da pobreza energética no Brasil.

25Sendi2-2025.png

Por fim, compuseram o painel sobre o presente e o futuro das distribuidoras, ao lado de Thiago Ivanoski, Marcos de Abreu Soares, superintendente da Cemig; Marcos Madureira, presidente da Abradee; Luiz Eduardo Diniz Araújo, do Escritório Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Angela Gomes, da PSR Consultoria; e Ludimila Lima, diretora da Aneel.

25Sendi3-2025.png

EPE lança Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética (OBEPE)
Dashboard do Obepe


Notícias Relacionadas

EPE analisa o impacto das emissões embutidas na intensidade de carbono de eletrocombustíveis

18/03/2026 - O Informe Técnico "Análise do impacto das emissões embutidas da eletricidade renovável na intensidade de carbono de eletrocombustíveis sob o marco ZNZF da IMO" é resultado de estudo conduzido pela EPE sobre o potencial de descarbonização da e-amônia e do e-metanol como eletrocombustíveis.

Consultas públicas do PDE 2035 e do PNE 2055 são prorrogadas

16/03/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou o prazo das consultas públicas que subsidiarão o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035 e o Plano Nacional de Energia (PDE) 2055, dois dos principais instrumentos de planejamento do setor energético brasileiro. Elaborados pela EPE, vinculada ao MME

EPE realiza reunião técnica com delegação de CEOs da Total Energies para apresentação do panorama energético do Brasil

13/03/2026 - A EPE realizou, no dia 13 de março de 2026, uma reunião técnica com uma delegação internacional de executivos da TotalEnergies, em visita ao Brasil para conhecer o panorama do setor energético nacional e o funcionamento de suas instituições.

EPE apresenta dados e promove debate sobre financiamento da transição e inovação energética

11/03/2026 - O financiamento da transição e inovação energética foi tema de evento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na última quinta-feira, 5, em seu escritório-central no Rio de Janeiro. A programação incluiu o lançamento InvesTE e a apresentação dos dados atualizados da plataforma inova-e

EPE participa da criação da estratégia brasileira de dados energéticos em workshop do MME e da IEA

04/03/2026 - Contribuindo para fortalecer o sistema nacional de dados energéticos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, nos dias 2 e 3 de março, do Workshop de Stakeholders "Cocriação de uma Estratégia de Dados Energéticos do Brasil", promovido pelo MME e pela IEA em Brasília