A EPE, o ONS e a CCEE apresentam as previsões de carga referentes ao Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2019 (2019-2023) - 1ª Revisão Quadrimestral.

Os resultados estão publicados conforme previsto no Submódulo 5.5 dos Procedimentos de Rede do ONS e serão utilizados a partir do PMO do mês de maio/19.

As principais premissas macroeconômicas utilizadas foram:

Situação fiscal pode ser um limitante para o crescimento especialmente no curto prazo;

Cenário de maior confiança propiciará uma retomada mais significativa dos investimentos a partir de 2019, com destaque para o setor de infraestrutura;

Atividade mais aquecida com melhor desempenho no mercado de trabalho impactam positivamente para o consumo das famílias;

Crescimento mais robusto será limitado pela baixa poupança interna e produtividade.

A taxa média anual de crescimento da carga até 2023 está prevista em 3,7% a.a, significando uma expansão média anual de 2.653 MW médios. A projeção de carga do SIN atinge 79.822 MW médios em 2023.

Para acessar as Previsões de Carga, clique aqui.


Notícias Relacionadas

Revisão Extraordinária de Garantia Física das UHEs Corumbá IV, Jupiá e São Manoel

11/12/2019 - Em cumprimento ao artigo 9º da Portaria MME nº 406/2017, a EPE divulga as Configurações de Referência Atual – CRA0 e CRA1, empregadas na definição dos montantes de Garantia Física de Energia publicados na Portaria MME nº 352/2019, referentes às usinas hidrelétricas Corumbá IV, Jupiá e São Manoel.

EPE publica Nota técnica de Projeções de Preço do Petróleo

10/12/2019 - O potencial da província petrolífera do Pré-sal confere ao Brasil um protagonismo mundial na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambiente offshore. Com as expectativas de crescimento da produção nacional de hidrocarbonetos para a próxima década, há oportunidade para o Brasil se posicionar entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

EPE lança o Fact Sheet “A Química do C1"

09/12/2019 - A EPE lança o Fact Sheet “A QUÍMICA DO C1” que compila os dois temas abordados nos Informes Técnicos da série "Competitividade do Gás Natural”: estudo de caso na indústria de fertilizantes nitrogenados e de metanol.

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.