IEA Workshop: Mercado de Gás Natural no Brasil

Dia 22, foi o primeiro dos três dias de evento do IEA Brazil Gas Workshop 2019 Towards Modern Transmission & Distribuition Services in Brazil Modernização de serviços de transporte e distribuição no Brasil. A EPE participou com duas apresentações, pela manhã, o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, falou sobre os destaques do recém publicado Plano de Gasodutos e sobre o tema "Transmission Grid Expansion Needs" e a Analista de Pesquisa Energética, Ana Claudia S. Pinto, apresentou o tema "The Prospects for Underground Gas Storage in Brazil". O workshop que tem parceria com o MME e com a EPE, acontece na sede no MME, em Brasília e termina logo mais, às 18h.

WorkshopAIE.jpg


WhatsApp Image 2019-10-23 at 09.35.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-23 at 15.56.50.jpeg

Durante a abertura participaram representantes da EPE, MME, ANP e o Ministério da Economia. O presidente da EPE, Thiago Barral agradeceu a oportunidade de trabalhar em equipe com as instituições presentes a fim de contribuir para promover um mercado de gás natural que seja aberto, dinâmico e competitivo. "E que seja, sobre tudo, fonte para o desenvolvimento econômico do país. Gostaria de ressaltar, também, que desde a associação do Brasil à Agência, em 2017, a pauta de colaboração da EPE e do MME tem se adensado significativamente, abrangendo, hoje, além do gás nutural, integração de fontes renováveis no setor elétrico, desenho de mercados, biocombustíveis, inovação no setor de energia, e eficiência energética. Sempre olhando a expertise em planejamento energético que o Brasil possui com a visão global da agência", discursou Barral. 

Esta é parte da segunda fase da cooperação AIE/Brasil em matéria de gás natural. A primeira fase da cooperação ocorreu em 2018, após o Brasil associar-se à Agência, em 2017, juntando-se a outros países como a China, Índia, Indonésia, Marrocos, Singapura, África do Sul e Tailândia. O resultado foi a publicação do relatório “Towards a Competitive Natural Gas Market in Brazil”, que pode ser acessado aqui. A programação completa do evento está disponível no portal do MME




Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.

EPE participa de debate no Brazil Offshore Wind Summit 2024

27/03/2024 - O Brazil Offshore Wind Summit 2024, maior evento sobre energia eólica offshore do Brasil, contou com a participação da Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, como moderadora no painel "Hub de Hidrogênio Verde: Avanço na Produção Brasileira”, realizado no segundo e último dia do evento, nesta quarta-feira, no Sheraton Grand Rio Hotel, no Rio de Janeiro.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.

Aviso sobre o funcionamento do Protocolo Central

22/03/2024 - A EPE comunica que, devido às severas previsões de chuvas no Rio de Janeiro, hoje, 22 de março, o Protocolo Geral da Empresa adotará um modo de operação excepcional, totalmente remoto. Como resultado, é possível que haja lentidão no processamento de documentos recebidos e enviados pela EPE. Lamentamos qualquer transtorno causado por essa operação e contamos com a sua compreensão.