Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a eleição e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Heloísa é doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em diferentes áreas na Agência Nacional do Petróleo, possuindo mais de 10 anos de sólida experiência profissional.

O Presidente da EPE destaca: "A sua nomeação é uma vitória para a EPE, por ser uma profissional altamente qualificada e publicamente elogiada por sua dedicação e envolvimento com os desafios que enfrentou na sua trajetória profissional."

À frente  da diretoria, Heloísa terá importantes desafios. A Superintendente de Derivados do Petróleo e Biocombustíveis da EPE, Angela Oliveira da Costa, destaca os desafios da área: "É com grande entusiasmo que a SDB recebe a nova Diretora da DPG, para somar esforços na superação dos desafios que se apresentam. Destaco a garantia do aprimoramento constante dos estudos que subsidiam o MME no planejamento energético e o suporte à Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio, e à iniciativa Abastece Brasil". O Superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza também se manifestou: "Heloísa, sê bem-vinda! Defino com uma palavra a sua chegada na equipe: ENERGIA! Principalmente para nos ajudar no aprimoramento das indicações de oportunidades de investimento no setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, de forma integrada e isenta, visando à segurança energética nacional."

Heloísa substituí José Mauro Ferreira Costa, que deixou o cargo em abril de 2020 para assumir a Secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME).

Heloisa Borges e Angela Livino, que também tomou posse hoje como Diretora de Gestão Corporativa, são as duas primeiras mulheres a assumir o cargo na Diretoria da EPE. 


DPG0.png

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.