EPE participa de debate sobre projetos florestais no Rio Oil and Gas 2022

​No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado foi mediador do painel "Estratégias de Mitigação com Projetos Florestais – Melhor Custo Marginal de Abatimento para Indústria de Óleo e Gás e para Sociedade", da arena ESG – um espaço do evento destinado a discussões sobre aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da indústria de óleo e gás.

Focado na questão de desenvolvimento sustentável e no melhor uso dos recursos naturais, o Diretor abriu sua mediação explanando sobre como potencializar o uso dos recursos para geração de riqueza em um padrão de sustentabilidade, um assunto que vem sendo pauta na atuação da EPE.

Prosseguindo com o debate, Giovani salientou como a questão florestal potencializa a baixa intensidade de carbono do petróleo brasileiro e traz benefícios para outros recursos naturais (recuperação do regime hídrico e maior possibilidade de inserção de renováveis variáveis pela integração com hidrelétricas, etc.). Além de afirmar que "quem não se adaptar à transição energética estará fora dos negócios no longo prazo", fazendo referência à transição energética, à sustentabilidade ambiental e à descarbonização.

Giovani destacou também o acordo técnico entre EPE e o BNDES para incentivar a restauração florestal por meio de créditos de carbono. Em entrevista para a EPE, o Diretor voltou a comentar sobre o tema, após o fim do painel, e ainda destacou como a EPE tem se envolvido em grandes debates sobre a sustentabilidade e a transição energética:

"Nesse tema que eu moderei a mesa, a EPE teve uma participação fundamental no desenvolvimento desse tema na agenda nacional. A gente percebeu que óleo e gás era muito importante para o Brasil, para gerar riqueza, desenvolvimento, até financiar a transição energética e a descarbonização da economia brasileira. Então tivemos uma ideia: o que a gente pode fazer para ajudar a acelerar a descarbonização da indústria de óleo e gás do Brasil? Então, veio esse trabalho com o BNDES para estruturar instrumentos financeiros para facilitar migração de renda do setor de óleo e gás para o setor florestal, ajudando justamente a descarbonizar mais rápido a atividade, compensando uma parte adicional das emissões da indústria de óleo e gás do Brasil. Não é só isso compensação, a indústria de óleo e gás está fazendo o seu dever de casa descarbonizando suas atividades (eletrificação, ganhos de eficiência, integração com renováveis, transformação digital, etc.), mas esse investimento no setor florestal complementa de uma maneira que faz com que o óleo e o gás brasileiro amplie dupla resiliência econômica (competitividade) e ambiental (menor intensidade de carbono), para não ter restrições no mercado internacional no futuro e se apropriar economicamente dessa vantagem competitiva. Para que o último barril vendido no mercado internacional seja brasileiro. Então, isso tem uma estratégia por trás que tem a ver com potencialidades que temos como país e que podem fazer com que aproveitemos ao máximo esses recursos, e ao mesmo tempo, que entregamos sustentabilidade e descarbonização."

 IMG-20220927-WA0051.jpg


Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.