EPE marca presença na OTC em Houston

A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio. 

A conferência e a feira conectam profissionais de energia offshore de mais de 130 países para colaborar e discutir desafios, soluções e mudanças no cenário energético do setor de energia offshore.

Nesta segunda, houve a abertura do Pavilhão Brasil da OTC em que o Presidente da EPE e a Diretora Heloisa discursaram. O Pavilhão é composto por mais de 50 empresas brasileiras representando diversos segmentos da indústria nacional de petróleo e gás. 

Thiago Prado na abertura do Pavilhão_4.jpg

Foto Heloisa - estande Brasil_3.jpg

Ainda nesta segunda será assinado um Protocolo de Intenções entre a EPE e e a Brazil-Texas Chamber of Commerce (Bratecc) para promoção de cooperação técnica e de atração de investimentos nos setores de energia elétrica e renováveis, petróleo, gás natural e seus derivados e biocombustíveis. 

Nesta terça, ocorrerá o fechamento de outro Protocolo de Intenções, desta vez a ser celebrado entre EPE e Firjan. 

A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a comitiva da EPE chegou a Houston no último fim de semana e, já no sábado, Heloisa e Aline participaram da 3ª edição do Women Power Meeting, evento realizado antes da OTC para promover o networking de lideranças femininas na indústria de energia. 

Foto Women Power Meeting_04mai24_2.jpg

No dia seguinte, foi realizado o Encontro dos Brasileiros, promovido pela FGV Energia, que contou com a participação do Presidente Thiago Prado e da Diretora Heloisa. 

Encontro dos brasileiros_05mai24_1.jpg

Thiago e Heloisa foram ainda convidados para comparecer ao Café da Manhã da Bratecc, programado para a próxima quarta-feira. 

Os representantes da EPE devem se reunir com os de outras empresas como OniP, Tenaris e TotalEnergies.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.