Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE, CCEE e ONS projetam alta de 3,5% da carga de energia elétrica em 2024

06/12/2023 - Previsão para o Planejamento Energético Anual 2024-2028 aponta crescimento anual médio de 3,2% no período.

Fact sheet: O Leilão de Transmissão N° 02/2023

06/12/2023 - O próximo leilão de transmissão, previsto para 15 de dezembro, contará com R$ 21,7 bilhões em investimentos para a construção de 4.471 quilômetros de linhas de transmissão e 9.840 MVA em capacidade transformação em cinco estados do Brasil.

Workshop sobre Previsão de Carga para o Planejamento Energético Anual - PLAN/2024-2028

05/12/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e promovem na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

Últimas publicações da área de atuação

Estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial"

O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro.Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia.

Nota Técnica - Metodologia de Estimativas de Requisitos e Recursos de Flexibilidade no SIN

Estudo que propõe metodologias de cálculo e avaliação da necessidade de flexibilidade operativa.

Relatório para com a avaliação dos benefícios de interligação de Sistemas Isolados do Amazonas

Com o objetivo de buscar alternativas para o atendimento aos Sistemas Isolados do Amazonas, visando maior eficiência econômica e energética, bem como a mitigação dos impactos ambientais