Como Utilizar a ferramenta?


Barra de navegação

Na barra de navegação pode-se acessar a aba do cálculo do balanço de potência, a aba de gráficos, o link para ajuda e o botão de sair da ferramenta.

Aba Balanço de Potência


Selecionar o tipo de caso

Nesta caixa de seleção o usuário deve escolher a referência de dados (caso) que vai ser usado para a execução da simulação do balanço de de potência.

Selecionar o modelo

Nesta caixa de seleção, o usuário deve escolher o modelo utilizado para gerar os resultados de atendimento energético (referência de dados).

Selecionar o tipo de demanda

Nesta caixa de seleção, o usuário deve escolher o tipo de demanda que será usada no cálculo do balanço de potência. As opções são: (i) Determinística, com a demanda sendo simulada no balanço como um ‘único valor a cada mês do horizonte de simulação, e (ii) Líquida, onde, o balanço será calculado para uma distribuição de valores de demanda líquida que é formada pela demanda bruta menos as gerações das fontes não controláveis.

Definir o número do caso

Nesta caixa de texto, o usuário deve atribuir um número de caso para identificar o seu estudo de balanço de potência.

Definir o número de horas de ponta

Nesta caixa de texto, o usuário deve definir o número de horas de demanda máxima (ponta) que devem ser atendidas no cálculo do balanço, a cada mês do horizonte de simulação. Na simulação realizada no contexto do PDE, a duração do patamar que representa a demanda máxima de potência é de 10 horas/mês.

Descrição do caso

Nesta caixa de texto, o usuário pode incluir uma descrição sucinta do caso em estudo.

Definir as datas de início e fim do estudo do MDI

Nestas duas caixas de texto o usuário deve definir as datas de início e fim do estudo do MDI. O formato deve ser aaaamm. Por exemplo 201901 e 203312.

Definir os reservatórios equivalentes que não modulam e usam dados de geração média mensal

Nesta caixa de texto,o usuário deve definir somente os códigos dos REEs (Reservatórios Equivalentes de Energia), existentes no arquivo ree.dat do NEWAVE, que terão como disponibilidade de potência a geração hidráulica média mensal, para cada uma das series hidrológicas simuladas. Esses códigos devem ser informados separados por vírgulas. Exemplo: 6, 8, 13

Definir os reservatórios equivalentes que não modulam e usam dados do patamar de ponta

Nesta caixa de texto, o usuário deve definir somente os códigos dos REEs, existentes no arquivo ree.dat do NEWAVE, que terão como disponibilidade de potência a geração hidráulica do patamar de ponta, para cada uma das series hidrológicas simuladas. Esses códigos devem ser informados separados por vírgulas. Exemplo: 6, 8, 13

Definir base SQLite existente para gravar o balanço de potência

Ao pressionar o botão indicado, o usuário poderá selecionar a base SQLite onde serão gravadas as informações da simulação do balanço de potência. Caso não exista uma base, ela pode ser criada pelo procedimento abaixo.

Criar base SQLite para gravar o balanço de potência

Ao pressionar o botão indicado, a janela mostrada abaixo será aberta para o usuário, onde serão solicitadas a escolha do local e a identificação da base SQLite onde serão gravadas as informações do balanço de potência.

Selecionar a localização dos arquivos com dados do caso para o balanço de potência

Ao pressionar o botão indicado, o usuário poderá selecionar a pasta onde estão os arquivos do caso (deck) que serão usados para o cáculo do balanço de potência. Nota: Em caso de rodada com o modelo NEWAVE com deck de PDE, também deve constar nessa pasta os seguintes arquivos: (i) Saidaexpansao.txt (arquivo de saída do Modelo MDI), que contém o detalhamento por fonte da expansão indicativa das usinas não simuladas pelo NEWAVE; (ii) Planilha GeraPeq contendo os dados de usinas não simuladas existentes para o PMO utilizado como referência no deck do PDE; (iii) Arquivo de saída relat, referente ao deck do PDE, e (iv) Planilha dadosOFR contendo as contribuições de potência das usinas não simuladas.

Selecionar a localização dos arquivos com dados de saídas do caso (nwlistop) para o balanço de ponta

Ao pressionar o botão indicado, o usuário poderá selecionar a pasta onde estão os arquivos nwlistop de saída do caso com todos os REEs do deck. Os arquivos necessários são: geração hidráulica (ghtot), energia armazenada final (%) em relação à máxima (earmfp) e vertimento turbinável fio d’água (vertturb). Nota: O número de séries destes arquivos de saída deve ser compatível com o tipo de simulação informado no arquivo dger, contido no deck de entrada.

Calcular o balanço de ponta

Ao pressionar o botão indicado, o usuário irá executar o cálculo do balanço de ponta. Caso a caixa de seleção esteja marcada, serão gravadas somente as informações por REE. Se estiver desmarcada, as informações de despacho detalhado por usina também serão gravadas e o tempo de processamento será maior, assim como o tamanho da base de dados. Por padrão, consta marcada a opção “Balanço resumido”.

Aba Gráficos


Definir base SQLite existente para exibir gráficos do balanço de potência

Ao pressionar o botão indicado, o usuário poderá selecionar uma base SQLite com informações da simulação de balanços de potência para, posteriormente, exibir alguns indicadores de forma gráfica.

Selecionar caso de balanço de potência

Nesta caixa de seleção o usuário deve escolher um dos casos disponíveis na base SQLite para exibição gráfica.

Definir datas do eixo x do gráfico

Nestas duas caixas de texto o usuário deve definir os anos de início e fim que serão exibidos nos gráficos. O formato deve ser aaaa. Por exemplo 2020.

Definir tipo de gráfico

Nesta caixa de seleção o usuário deve informar o tipo de gráfico de avaliação dos critérios de suprimento: CVaR Mensal ou LOLP anual.

Exibir e baixar gráfico

O primeiro botão exibe o gráfico selecionado e o segundo efetua o download dos dados do gráfico para planilha em formato Excel.