Reavaliação do atendimento a Rio Branco

Foi emitido em 15/10/2019 o relatório "Reavaliação do atendimento a Rio Branco", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA). Em razão de mudanças de previsão de carga e atraso de obras no estado do Acre, o presente estudo reavaliou as conclusões apresentadas no relatório EPE-DEE-RE-017/2016-rev1 para determinação da infraestrutura de transmissão necessária ao atendimento elétrico satisfatório da região.

Essas análises resultaram na recomendação de implantação de uma nova subestação e linha de transmissão em 230 kV que reforçarão o atendimento a região metropolitana de Rio Branco. Estas obras permitirão melhor desempenho de tensão e carregamento em rede íntegra e situações de contingência, e ainda trarão maior confiabilidade e qualidade ao sistema elétrico local. Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 330 milhões, referentes a nova linha de transmissão, com extensão de 300km, e uma nova subestação de rede básica.

A publicação do estudo, disponível neste link, visa fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade ao processo de planejamento da expansão da transmissão.