Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2021

A EPE elaborou Nota Técnica com os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2021, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul, a fim de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nas estimativas de previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Os Sistemas Isolados são sistemas elétricos que não estão eletricamente conectados ao SIN, por razões técnicas ou econômicas. Eles estão localizados, em sua maioria, na Região Norte do País e possuem suprimento de energia elétrica predominantemente (96%) por meio de usinas termelétricas que utilizam óleo diesel como combustível.

O preço que os geradores dos Sistemas Isolados pagam pelo combustível é composto por: preço de realização dos produtores ou importadores, tributos federais, margem de distribuição, custo da adição obrigatória de biocombustível, tributos estaduais e custo de suprimento à localidade. Nesta publicação, são descritas as premissas adotadas para a projeção, os elementos que compõem os preços dos combustíveis são analisados e suas especificidades são discutidas para cada Unidade Federativa. Os resultados permitem reflexão e ampla utilização para os planejamentos energético e orçamentário do Brasil.

Além da geração de energia nos Sistema Isolados, a CCC também reembolsa o valor do combustível das usinas termelétricas a carvão mineral nacional, incluindo o valor do combustível secundário necessário para assegurar a operação da usina. Por isso foram incluídos no relatório os custos dos combustíveis líquidos para as usinas da Região Sul.

Clique aqui e acesse a Nota Técnica na íntegra.