Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

A EPE publica os resultados do Planejamento dos Sistemas Isolados, a partir das informações apresentadas pelas distribuidoras em 2023, conforme estabelecido na Portaria MME n. 59/2022. 

Com o objetivo de melhorar a experiência do leitor, o documento foi elaborado em novo formato, com maior destaque para os resultados e mantendo as informações mais relevantes.  O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.

O elevado custo com a Conta de Consumo de Combustíveis e a alta participação de geração a partir de óleo diesel, reforçam a importância do Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados. Assim, as análises realizadas pela EPE possibilitam também uma oportunidade para incorporar novas soluções de suprimento que possam reduzir o consumo de diesel e, consequentemente, o custo de geração e a redução das emissões nesses sistemas.