Nota Técnica do Grupo de Trabalho Perdas (NT CGIE 01/2017)

O Comitê Gestor de Informações Energéticas – CGIE, por meio do Grupo de Trabalho Perdas (GT Perdas), composto por representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou Nota Técnica com os resultados relacionados à identificação e quantificação das parcelas que compõem as chamadas "perdas" do Sistema Elétrico Brasileiro. 

Uma das principais contribuições da Nota Técnica, do ponto de vista conceitual, foi mostrar que a diferença entre a carga e o mercado (também denominado consumo) no Sistema Elétrico Brasileiro, considerada de forma geral como “perdas”, contempla outras parcelas. A análise e comparação de tais parcelas, a partir da compatibilização de informações específicas obtidas por cada instituição, confere a consistência nos valores determinados para as perdas do sistema.

Decorrente da análise feita pelo GT Perdas, a Nota apresenta algumas recomendações, como o aprimoramento/atualização da legislação ou regulamentação relacionada ao tema, adequação da metodologia e procedimentos de obtenção dos dados de perdas. Diante disso, tanto os agentes como o MME teriam ações e tarefas para discussão das melhorias, assim como o GT Perdas deverá ter continuidade.