O presidente Luiz Augusto Barroso participou do Norwegian-Brazilian Electricity Market Seminar

O setor de eletricidade no Brasil deve manter sua matriz de baixo carbono no futuro - e as fontes de energia renováveis são o meio para atingir esse objetivo. Embora a recente desaceleração econômica e a inércia no início das operações de capacidade de geração resultem em excesso de oferta estrutural, as nossas perspectivas são positivas", afirma o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, Luiz Augusto Barroso, durante o Norwegian-Brazilian Electricity Market Seminar.

Em seguida, o painel sobre energia eólica reuniu especialistas da ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, ENGIE Brasil Energia e Statkraft Brasil. "Embora fossem viáveis apenas com a ajuda de mecanismos de incentivo, atualmente a fonte eólica e a solar tornaram-se competitivas – mas ainda temos desafios para aumentar a sua penetração no mercado brasileiro", destaca o Diretor de Estratégia e Assuntos Regulatórios da Engie Brasil Energia, Edson Luiza da Silva.

O CEO e Gerente Regional da Statkraft Brasil, Fernando De Lapuerta, apresentou o maior projeto de energia eólica onshore da Europa, composto por seis parques eólicos terrestres, e a "usina de energia virtual", que utiliza internet para controlar várias instalações menores e ajusta entregas de acordo com a demanda. "Essas soluções trazem para o mercado mais confiança e força de integração. Apesar de serem projetos aplicados na Europa, podemos utilizar a nossa experiência no mercado brasileiro e auxiliar em sua expansão", acredita o CEO.

Clique aqui para ver a apresentação


Painel.jpgPresidente.jpg

Photos/ Fotos: Paulo Mumia


Notícias Relacionadas

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho, representando recuo de 1,5% sobre igual mês de 2019, a menor queda em relação aos últimos três meses. A redução no consumo foi puxada pelas classes industrial e principalmente a comercial que continuaram impactadas pelos efeitos do distanciamento social imposto pela COVID-19.

Caderno do PDE 2030: Micro e Minigeração Distribuída & Baterias

08/09/2020 - Como será a evolução da micro e da minigeração distribuída (MMGD) nos próximos dez anos? E qual é a perspectiva de entrada de baterias em unidades consumidoras? Essas e outras questões são respondidas no novo caderno com resultados dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030).

EPE participa do primeiro episódio do Podcast “Um Lugar ao Sol” da Absolar

02/09/2020 - O primeiro episódio “A Energia Solar e as novas tecnologias” do novo Podcast da Absolar em parceria com a Compasso Coolab foi ao ar na última quinta-feira, dia 28 de agosto. O episódio falou sobre as novas tecnologias para energia solar fotovoltaica, o caso do sistema híbrido, do armazenamento e do chamado "grid neutro".