Webinar - Monetização do Gás Offshore no Brasil

FOTO WEBINAR MONETIZAÇÃO DO GÁS OFFSHORE 1.jpeg

No dia 29/09 a EPE promoveu o webinar "Monetização do Gás Offshore no Brasil" com as participações de Clarissa Lins, Presidente do IBP; Thiago Barral, Presidente da EPE; Paulo Carvalho, Diretor da PPSA, Raphael Moura, Diretor-geral da ANP; e Bruno Eustáquio, Secretário Executivo Adjunto do MME. 

No evento, mediado por Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG/EPE, o Superintendente de Petróleo e Gás Natural da DPG Marcos Frederico Souza, apresentou alguns resultados do estudode mesmo título publicado recentemente pela empresa.

O Presidente da EPE, Thiago Barral, destacou que pelas estimativas da EPE a previsão é que a produção líquida de gás natural do país saia do patamar dos 59 milhões de m³ dia em 2018 para 147 milhões de m³ dia em 2030, com um crescimento médio de 6,6% ao ano nessa produção líquida nacional de gás natural. Essa é uma oportunidade que tem senso de urgência porque o país precisa de fato se preparar para tirar proveito desse manancial. Esse incremento na produção reflete a estimativa de aumento na produção no Pré-Sal nas bacias de Santos e Campos e também campos marítimos no litoral do Espírito Santo e Sergipe. De forma complementar,  Clarissa Lins, Presidente do IBP, ressaltou a importância de se levar em conta as características intrínsecas do negócio quando se pensa no desenvolvimento desse mercado de gás, que é o fato de ser em  grande parte, 86%, um gás associado produzido offshore. O país tem o desafio de desenvolver a logística para trazer esse gás do pré-sal de forma competitiva e que venha a ter um papel relevante para a nossa indústria.

Raphael Moura, Diretor-geral da ANP, ressaltou o quão oportuno é o estudo da EPE, pois é uma previsão firme de aumento da produção de gás do Pré-Sal, abrindo toda uma gama de oportunidades de monetização desse gás offshore por meio de escoamento através de gasodutos e diversas outras tecnologias dependendo do cenário que se observa.

Os convidados ressaltaram a importância do Gás Natural em nossa matriz energética, dessa riqueza de nossos campos petrolíferos, a relevância do Programa Novo Mercado de Gás que visa estimular sua utilização, podendo, na visão de todos, se tornar um grande instrumento de desenvolvimento econômico e social para o país.  Nesse sentido, Bruno Eustáquio, Secretário Executivo Adjunto do MME, ressaltou o papel do Ministério das Minas e Energia de orientador desse Novo Mercado de Gás, onde temos o grande desafio de promover o casamento entre todas opções de monetização frente a uma competição, beneficiando que venha favorecer o consumidor com um gás a preços mais competitivos. 

Tanto o estudo quando a apresentação feita no evento podem ser acessados aqui.

A gravação do evento pode ser acessada aqui.

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e CCEE divulgam Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025)

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE o Operador Nacional do Setor Elétrico – NOS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025). Para o período 2021-2025, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,6% por ano. Em 2021, a carga tem previsão de aumento 3,4% no SIN, considerando uma elevação do PIB de 3,3%, influenciado pelo carregamento estatístico de 2020.

EPE realiza a webinar: Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE realizou ontem, dia 30 de novembro, a webinar “Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte”. O evento contou a apresentação do estudo publicado pela EPE sobre a área e um debate enriquecedor com profissionais de referência em energia. A webinar foi transmitida ao vivo no canal no Youtube da EPE.

EPE faz divulgação de novo caderno do PDE 2030

01/12/2020 - No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de preços e demanda de gás natural no horizonte decenal, considerando os resultados observados e também os aprimoramentos esperados com o programa Novo Mercado de Gás, bem como a retomada do crescimento do setor industrial brasileiro após a pandemia.

EPE disponibiliza ferramenta de cálculo do balanço de potência

30/11/2020 - A ferramenta tem como objetivo avaliar os montantes de potência necessários nos momentos em que o sistema apresenta demanda máxima instantânea, com o objetivo de verificar as condições de seu atendimento.

EPE participa do evento Energy Virtual Experience, Evex – O Plano Nacional 2050 do Brasil

30/11/2020 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou como palestrante na última quinta-feira, dia 26 de novembro, do evento virtual “Energy Virtual Experience 2020”, na experiência interativa MasterClass.