Troféu PAINEL 2021: EPE foi premiada na categoria Inovação pelos projetos Energy Big Push e a Plataforma INOVA-E

Trofeu.jpg

No dia 16 de julho a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi premiada na categoria Inovação pelos projetos Energy Big Push e a Plataforma INOVA-E. Os projetos premiados são frutos de articulações da EPE com Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ECLAC, International Energy Agency (IEA) e Brazilian Energy Program do Reino Unido (@UKinbrazil). Eles reuniram em um único lugar dados de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia no Brasil, permitindo aprimorar o posicionamento estratégico do país. 

A votação, que definiu os ganhadores desta edição, aconteceu do dia 1° de julho ao dia 15 de julho de 2021 e o prêmio foi idealizado com o objetivo de premiar empreendimentos, personalidades e a inovação de projetos voltados para infraestrutura de energia e transporte no país. O uso eficiente dos modais e a integração de instalações e da logística nacional, aumentando a eficiência e a economicidade das nossas empresas de transporte de cargas e passageiros também foram pontos considerados.   

O Energy Big Push Brasil ou Grande Impulso Energia é uma iniciativa colaborativa que conta com a participação de diversas instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, com destaque para as valorosas contribuições da Agência Internacional de Energia. Sob coordenação da Empresa de Pesquisa Energética e execução do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e do Programa de Energia para o Brasil do governo britânico, foi concretizada em 2021 a Plataforma digital INOVA-E.

Dentre os ganhadores do Troféu PAINEL, o Instituto Besc de Humanidades e Economia anunciou na categoria Empreendimento Privado como grande vencedor o Terminal Portuário de Alcântara – Grão Pará Multimodal. O empreendimento consiste no sistema porto integrado à ferrovia, que compreende um Terminal de Uso Privado em Alcântara (MA), mais a Estrada-de-Ferro Maranhão, ambos de caráter privado. 

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) conquistou o prêmio na categoria Empreendimento Público. Construída pela empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., a ferrovia foi concedida pelo Ministério da Infraestrutura, em leilão que aconteceu na Infra Week de abril de 2021, à Bahia Mineração (Bamin), por um período de operação de 35 anos. 

Na categoria Instituição Financeira, o eleito foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos maiores bancos mundiais e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. Em 2020, o BNDES criou o Programa de Incentivo à Redução de Emissões de CO2 no Setor de Combustíveis, chamado de BNDES RenovaBio, que concede empréstimos a empresas produtoras de biocombustíveis, fomentando a eficiência energética e a produção de combustíveis renováveis, apoiando empresas para atingirem suas metas de redução na emissão de CO2. 

Outra premiação importante foi de Marcelo Perrupato, que conquistou o troféu de Personalidade do ano. Responsável pelo desenvolvimento e implementação do Plano Nacional de Logística e Transportes para o Brasil, Marcelo também foi secretário de Coordenação de Transportes, secretário-geral, e secretário de Política Nacional de Transportes no Ministério dos Transportes. No setor privado, ao longo de sua carreira profissional desenvolveu diversos estudos e projetos em rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e terminais de transbordo e integração multimodal (Plataformas Logísticas). 

Contando com diversas instituições parceiras, os dados, indicadores e análises estão agora sendo incorporados de forma permanente na gestão pública, por meio de plataforma Inova-e, aberta ao público, e que será lançada em breve. 

 Sobre o Troféu PAINEL 

O Troféu PAINEL premia profissionais, empresas e órgãos governamentais que, pelo seu desempenho e de seus produtos e serviços, mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público. Essa premiação é parte integrante do Seminário PAINEL - Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia. 

O seminário promove relevantes oportunidades para que representantes da iniciativa privada, pública, acadêmica e de pesquisa, através de entidades, empresários, executivos, administradores, autoridades dos três poderes e níveis da Federação, além de pesquisadores e estudantes, possam se encontrar para debater aspectos sobre temas que retratem a realidade econômica, social e cultural, no Brasil e no exterior. Neste ano, o evento será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2021 em Brasília. 

Para saber mais, clique aqui.


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.

Aviso sobre o funcionamento do Protocolo Central

22/03/2024 - A EPE comunica que, devido às severas previsões de chuvas no Rio de Janeiro, hoje, 22 de março, o Protocolo Geral da Empresa adotará um modo de operação excepcional, totalmente remoto. Como resultado, é possível que haja lentidão no processamento de documentos recebidos e enviados pela EPE. Lamentamos qualquer transtorno causado por essa operação e contamos com a sua compreensão.