Thiago Barral, da EPE: A arte de planejar em meio a crises

Coronavírus, queda de demanda abrupta, modernização do setor elétrico, habilitação de projetos para leilões de energia e muitas doses de método fazem parte desse momento

Por MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP) 

​Dados e mais dados. É assim que os técnicos responsáveis pelo planejamento do setor elétrico nacional se veem nesse momento. Uma verdadeira imersão em informações que vão desde indicadores econômicos, oscilações da demanda, expansão da matriz e que chegam até mesmo ao comportamental do consumidor de energia e suas tendências no longo prazo. 

Essa é a descrição do atual ambiente que circunda a Empresa de Pesquisa Energética em meio à atividade de construção de cenários para a elaboração do PDE 2030. Já não bastasse essa complexidade há novos ingredientes, potencializados pela crise sanitária que deixa reexos econômicos e reverberações óbvias no consumo de energia elétrica no país, como tem-se visto desde a segunda quinzena de março. 

Em entrevista à Agência CanalEnergia, concedida na semana seguinte à divulgação da primeira revisão quadrimestral da carga em 2020, o presidente da EPE, Thiago Barral, traça um panorama do atual momento para o planejamento da matriz energética brasileira diante desses desaos. Além de todas as atribuições do dia a dia a empresa se vê em meio aos estudos visando a modernização do setor. Nas palavras do executivo, as ações têm como meta subsidiar o Poder Concedente com as informações mais precisas possíveis para a adoção de uma política energética assertiva. 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida via teleconferência pelo executivo em função das medidas de distanciamento social para combate à pandemia de covid-19.

Entrevista - Reportagem Especial CanalEnergia

Fonte: CanalEnergia

Notícias Relacionadas

Workshop sobre Previsão de Carga para o Planejamento Energético Anual - PLAN/2024-2028

05/12/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e promovem na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.