Thiago Barral, da EPE: A arte de planejar em meio a crises

Coronavírus, queda de demanda abrupta, modernização do setor elétrico, habilitação de projetos para leilões de energia e muitas doses de método fazem parte desse momento

Por MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP) 

​Dados e mais dados. É assim que os técnicos responsáveis pelo planejamento do setor elétrico nacional se veem nesse momento. Uma verdadeira imersão em informações que vão desde indicadores econômicos, oscilações da demanda, expansão da matriz e que chegam até mesmo ao comportamental do consumidor de energia e suas tendências no longo prazo. 

Essa é a descrição do atual ambiente que circunda a Empresa de Pesquisa Energética em meio à atividade de construção de cenários para a elaboração do PDE 2030. Já não bastasse essa complexidade há novos ingredientes, potencializados pela crise sanitária que deixa reexos econômicos e reverberações óbvias no consumo de energia elétrica no país, como tem-se visto desde a segunda quinzena de março. 

Em entrevista à Agência CanalEnergia, concedida na semana seguinte à divulgação da primeira revisão quadrimestral da carga em 2020, o presidente da EPE, Thiago Barral, traça um panorama do atual momento para o planejamento da matriz energética brasileira diante desses desaos. Além de todas as atribuições do dia a dia a empresa se vê em meio aos estudos visando a modernização do setor. Nas palavras do executivo, as ações têm como meta subsidiar o Poder Concedente com as informações mais precisas possíveis para a adoção de uma política energética assertiva. 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida via teleconferência pelo executivo em função das medidas de distanciamento social para combate à pandemia de covid-19.

Entrevista - Reportagem Especial CanalEnergia

Fonte: CanalEnergia

Notícias Relacionadas

EPE participa da Websérie Óleo, Gás e Naval promovida pela FIRJAN

24/09/2020 - A EPE, representada Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, participou nesta quinta-feira, 24/09, do websérie Óleo, Gás e Naval, com Foco em Abastecimento, promovido pela FIRJAN, cujo foco das discussões foi o Mercado de Downstream no Brasil e Rio de Janeiro e oportunidades para o mercado.

EPE publica Nota Técnica sobre a Monetização de Gás Natural Offshore no Brasil

22/09/2020 - O documento tem por objetivo a apresentação das principais tecnologias para monetização de gás natural produzido em ambiente marítimo no Brasil, apresentando também estudos de caso que permitam avaliar cada uma das tecnologias estudadas e realizar uma análise comparativa destas alternativas para projetos offshore.

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Lancamento oficial da Plataforma Biofuture na Clean Energy Ministerial

18/09/2020 - Em um evento de lançamento de alto nível , representantes do governo, a Agência Internacional de Energia e os principais líderes da indústria pediram colaboração internacional e envolvimento com o setor privado para atingir o clima global e as metas de transição energética

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.