Técnicos e executivos da EPE presentes no ENASE 2022

Técnicos e executivos da EPE estiveram presente no ENASE 2022 - Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, realizado nos dias 8 e 9 de junho, no Centro de Convenções ExpoMAG. O evento é um dos principais fóruns para debate sobre os desafios e o futuro do setor elétrico brasileiro.

Na manhã do dia 8, o Presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor no primeiro painel do dia, sobre os "Desafios da Governança Setorial para o quatriênio 2023-2026", com a presença de Marisete Pereira Dadald, Secretária-executiva – MME, Camila Bomfim, Diretora Geral Substituta da ANEEL, Rui Altieri, Presidente Conselho Administração da CCEE e Luiz Carlos Ciocchi, Diretor Geral do ONS. A moderação ficou a cargo de Alexandre Canazio, Editor do Portal CanalEnergia.

O Presidente da EPE destacou que o projeto de modernização do setor elétrico passa por propostas contidas no PL 414 e falou da importância de promover o engajamento em torno de um marco legal que seja compatível com as necessidades atuais e de futuro da matriz energética.

Barral também informou que a EPE está pronta para discutir a forma de implementação de mecanismos previstos no PL 414, destacando a chamada "separação de lastro e energia. A EPE tem estudos recentes realizados sobre o tema, conforme previsto no Comitê de Monitoramento da Implementação da Modernização do setor elétrico.

Para as novas possibilidades de energia limpa, Barral mencionou as recomendações estratégicas do Plano Nacional de Energia (PNE), divulgado no final de 2020. Novas tecnologias, como hidrogênio, eólica offshore, armazenamento e pequenos reatores modulares fazem parte do escopo de estudos da EPE, de forma a auxiliar no aproveitamento do potencial de energias limpas do Brasil. A EPE também chamou atenção para o trabalho em curso, em parceria com CEBRI E BID, de elaboração de cenários de neutralidade de carbono, que permitirão avançar ainda mais na transição energética e na gestão da segurança energética.

Em outro painel, também no dia 8, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado, foi o moderador. O painel foi focado no "Papel do hidrogênio verde na transformação do setor elétrico", contando com a presença de Camila Ramos, Sócia Diretora da Cela, Elbia Gannoum, Presidente da ABEEÓLICA; Carlos Brandão, Presidente da ABAQUE, Venilton Tadini, Presidente da ABDIB, e Rodrigo Sauaia, Presidente da ABSOLAR.

Giovani aproveitou para ressaltar o fomento que o Brasil tem oferecido para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio há mais de duas décadas: “O Brasil dá suporte em pesquisa em desenvolvimento e inovação à cadeia do hidrogênio há mais de 20 anos”.

O debate também trouxe para pauta reflexões para se pensar em modelos híbridos, os desafios da adesão desta fonte primária no mercado, o aprimoramento de políticas de competitividade e inovação para atrair investidores, e as dificuldades ainda enfrentadas pelo setor eólico e solar.

O tema da 19ª Edição do ENASE foi "Um olhar para 2023- 2026" e o evento foi dividido em painéis abordando sobre o futuro e as perspectivas para os próximos anos após 2022 e as eleições no Brasil. 


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal: O consumo nacional de energia elétrica foi 41.999 GWh em maio, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021.

30/06/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi 41.999 GWh em maio, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021. A classe comercial cresceu novamente 2 dígitos neste mês e respondeu por cerca de 60% da expansão. O consumo nas residências e na indústria também subiu, porém, este último mais modestamente. O consumo nacional de energia elétrica registrou 504.440 GWh no acumulado em 12 meses, crescimento de 2,7% comparado com o período imediatamente anterior.

EPE divulga resultado final do 8º Concurso Público e já pode contratar os aprovados.

29/06/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29/6), a homologação do 8º Concurso Público (edital nº 1/2022) para o provimento de 17 vagas imediatas e 119 em cadastro de reserva para os cargos de Analista de Gestão Corporativa e Analista de Pesquisa Energética.

Saiba o que muda na comunicação da EPE no período eleitoral

28/06/2022 - Atendendo à legislação eleitoral vigente e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), algumas restrições serão implementadas no site e nas redes sociais oficiais da EPE no período de Defeso Eleitoral que, de acordo com o Calendário Eleitoral, inicia em 2 de julho e encerra em 2 de outubro (podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, no caso de eventual 2º turno), normas especiais relativas às ações de comunicação nos órgãos da Administração Pública federal devem ser observadas.

Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia de 2022: EPE publica orientações para cadastramento

24/06/2022 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria Normativa nº 46/GM/MME, de 23 de junho de 2022, com as Diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia, de 2022 (LRCE de 2022).

EPE lança o Informe Técnico – Atualização de Preços de Referência para Estudos de Planejamento: Data-Base Março de 2022

23/06/2022 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 e a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.549/2019 (data-base: julho de 2017) considerando a data-base de março de 2022.