Painel: Novo Mercado de Gás - Mossoró Oil & Gás Expo 2020

Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, palestrou ontem (25/11) no Painel: Novo Mercado de Gás, dentro da programação da Mossoró Oil & Gás Expo 2020, em Mossoró, RN.

O painel que teve uma configuração híbrida, presencial e virtual, foi mediado por Larissa Dantas, Presidente da Potigás, no estúdio, e Fernanda Delgado, da FGV Energia, e contou ainda com os palestrantes Hugo Figueiredo, Presidente da Cegás, presente no estúdio, assim como Heloisa, mais dois palestrantes, Rodrigo Costa, da Petrobrás, e Symone Araújo, Diretora da ANP, que participaram virtualmente.

Heloisa destacou que a EPE enxerga o futuro do país a partir de uma diversidade de fontes energéticas, buscando garantir suprimento e alguns objetivos de Política Energética: segurança energética, preços competitivos, desenvolvimento econômico e social do Brasil e a preservação do meio ambiente. Visando equilibrar esses quatro objetivos e para isso esperamos aproveitar a abundância e diversidades de fontes de energia que o país dispõe, e o gás natural e o petróleo têm seu espaço neste cenário. A transição vai ser lenta, mas o gás natural é muito importante pois entra como uma fonte energética de transição. A Diretora destacou também a necessidade de senso de urgência na construção de soluções que permitam atingirmos um mercado de gás aberto e competitivo, e encerrou agradecendo pelo convite e parabenizando a organização do evento.

heloisa.jpg
Hugo Figueiredo (Presidente da Cegás), Heloísa Borges e Larissa Dantas (Presidente da Potigás)

Notícias Relacionadas

EPE finaliza cadastramento das soluções de suprimento para o Leilão dos Sistemas Isolados 2021

19/01/2021 - Foi concluído nesta sexta-feira, 15/01/2021, o cadastramento das soluções de suprimento para participação no Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados de 2021. As diretrizes do certame foram publicadas pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 341/2020 e estabelecem o atendimento a 23 localidades de 5 estados da região norte. O Leilão está previsto para ocorrer em abril de 2021 e o início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de abril de 2023.

Leilões de Energia Nova A-3 e A-4 de 2021: EPE inicia cadastramento e publica orientações

19/01/2021 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 1/2021 com as Diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração, denominados "A-3" e "A-4", de 2021. Poderão participar dos certames empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos menores que 50 MW e termelétricos a biomassa. Os empreendedores deverão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e enviar os documentos necessários para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE até às 12h do dia 26 de fevereiro de 2021. Para os referidos leilões, em razão das condições sanitárias, o envio da documentação deverá ser realizado exclusivamente por upload no ambiente virtual disponibilizado pela EPE.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2021: MME abre Consulta Pública e EPE publica NT de Aprimoramentos

19/01/2021 - O Ministério de Minas e Energia publicou, em 18/01/2021, a Portaria MME nº 480/2021 divulgando para consulta Pública as Diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração, denominados "A-5" e "A-6", de 2021. As contribuições para aprimoramento das Diretrizes serão recebidas pelo prazo de vinte dias contados da publicação da Portaria. A minuta do documentos prevê a participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos, incluindo um produto dedicado a projetos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos. O Leilão está previsto para ser realizado em 30 de setembro de 2021.

EPE publica estudo de desempenho dinâmico do sistema, com foco na região Sudeste

18/01/2021 - O estudo recomenda reforços estruturais na região da fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, por meio de equipamentos de compensação síncrona, que vão proporcionar o aumento da confiabilidade e flexibilidade operativa do sistema elétrico, principalmente em cenários de elevada importação de potência pela região Sudeste.

EPE divulga os Grupos de Estudos de Transmissão – GETs

14/01/2021 - Em atendimento às diretrizes do Art. 4º, § 3º, da Portaria MME nº 215/2020, a EPE divulga a seguir os Grupos de Estudos de Transmissão – GETs para funcionamento a partir de janeiro/2021. Poderão indicar representantes aos GETs os agentes que atenderem às regras dispostas no Art. 4º, § 2º, do normativo do MME.