Novo Plano de Integridade da EPE

​A área de Gestão de Conformidade e riscos informa que o Conselho de Administração da EPE aprovou uma nova versão do Plano de Integridade da EPE em 10 de dezembro de 2021, por meio da DCA nº 07/211ª. O Plano de Integridade é o conjunto de medidas organizado de maneira sistêmica em um documento único, com a finalidade de prevenir, detectar e remediar as ocorrências de quebra de integridade na EPE.

A primeira versão do Plano foi aprovada pela Diretoria Executiva da EPE, por meio da RD nº 01/485ª, em 18 de dezembro de 2018. Desde sua aprovação, até o momento, aconteceram diversos fatos marcantes, tanto a nível de evolução na legislação quanto nas boas práticas de governança e gestão, assim como do próprio ciclo do Planejamento Estratégico Institucional. Dessa forma, torna-se relevante e necessário revisar e aprovar uma nova versão do documento.

O Plano contém o mapeamento de todos os riscos relacionados à integridade, trazendo também as ações que devem ser implementadas para a sua mitigação. Nesse novo ciclo mantiveram-se os 09 riscos de integridade identificados desde a primeira versão, atualizando-se o conjunto de ações para mitigação, assim como o conjunto de controles internos existentes e correlacionados a cada risco. Destacamos o processo de monitoramento do plano como um importante compromisso com a nossa missão, nossos valores e nossos objetivos estratégicos.

Além de observar o disposto em toda legislação inerente ao assunto, a elaboração e aprovação de uma nova versão do Plano de Integridade da EPE contribuiu para o atingimento do objetivo estratégico "Fortalecer a cultura da governança, visando à consolidação da gestão estratégica, de riscos e integridade, em consonância com as diretrizes governamentais e as melhores práticas do mercado", constante no ciclo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) atual, denotando a importância do tema para a empresa. O Plano de Integridade também colabora para o cumprimento de diretrizes constantes na Políticas de Controles Internos da Gestão e de Conformidade e na Política de Integridade.

Conheça o Novo Plano de Integridade

Saiba mais sobre a área de Gestão de Riscos e Conformidades



Notícias Relacionadas

MME abre Consulta Pública do PDE 2031

24/01/2022 - Encontra-se aberta, no site do Ministério de Minas e Energia (MME), a consulta pública nº 119/2020 para aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, com prazo de contribuições até dia 23 de fevereiro de 2022.

EPE publica a Nota Técnica: " Serviços Ecossistêmicos e o Setor Elétrico: Oportunidades e Desafios da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais"

24/01/2022 - A Lei n. 14.119/2021, que instituiu a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), tem o objetivo de estimular a elaboração e a execução de projetos privados voluntários de provimento e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Para tanto, o alinhamento entre políticas setoriais, incluindo aquelas relacionadas ao setor de energia, e a complementariedade e coordenação com iniciativas de PSA existentes é uma de suas diretrizes.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2022

24/01/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (ONS NT 0007/2022 / EPE-DEE-RE-002/2022) referente à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico para definição da capacidade de escoamento de instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG). O procedimento da divulgação foi estabelecido pela Portaria MME nº 444, de 25 de agosto de 2016, em seu artigo 3º, §2º.

MME abre Consulta Pública sobre Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico

21/01/2022 - Foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia – MME, a Consulta Pública nº 118 de 21/01/2022, que apresenta a Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - Lei nº 14.120/2021. A EPE foi a responsável pela elaboração do documento sob a coordenação técnica do Diretor Giovani Vitória Machado, da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de dezembro de 2021

21/01/2022 - O mês de dezembro viu uma recuperação nos preços do petróleo. A rápida disseminação da variante Ômicron de Covid-19 começou o mês causando uma pressão de baixa sobre os preços. Essa foi se dissipando com a constatação de que a demanda continuava em alta, e de que a contaminação dessa variante causa uma menor chance de hospitalização.