Lançamento do painel interativo com a consolidação de resultados do PDE 2031

​A ferramenta interativa com resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético. 

O painel apresenta informações anuais sobre oferta interna de energia, expansão da geração elétrica, consumo final de energia por fonte e por setor, investimentos e balanço energético. 

Vale destacar que a participação de fontes renováveis no Brasil se mantém em um patamar superior à média mundial: a matriz energética chega a 48% de renováveis em 2031, contra a média mundial de 14%*, e a matriz elétrica se mantém com cerca de 83% de renováveis, contra 27% no restante do mundo*. 

*Dados da Agência Internacional de Energia para o ano de 2019.

Clique aqui para acessar a ferramenta


Notícias Relacionadas

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO III – Nº9

14/06/2022 - Nesta edição do Boletim Trimestral, são analisados os principais movimentos ocorridos de janeiro a março de 2022 nas classes de consumo industrial, residencial e comercial, bem como a sua associação com a conjuntura econômica verificada no período.

O consumo nacional de energia elétrica foi 43.123 GWh, o maior valor para o mês de abril de toda a série histórica, desde 2004

31/05/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi 43.123 GWh, o maior valor para o mês de abril de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,2% no mês, puxado pela classe comercial que cresceu 2 dígitos, superando a retração nas residências. Já o consumo de eletricidade na indústria expandiu na margem. No acumulado em 12 meses, o consumo nacional de energia elétrica registrou 502.938 GWh, crescimento de 3,4% comparado com o período imediatamente anterior.

EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

25/05/2022 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica em março foi de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004.

29/04/2022 - O consumo nacional de energia elétrica em março foi de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,6% no mês, puxado pela classe comercial, que seguiu em recuperação em março, e pelo consumo das residências, que expande pelo segundo mês consecutivo.

Iniciativas nas cidades para o uso inteligente da energia, da série “O papel das cidades no uso da energia”

25/04/2022 - O segundo informe técnico da série “O papel das cidades no uso da energia” aborda as iniciativas que o ambiente urbano pode realizar para contribuir com a atual transição do sistema energético rumo a uma economia de baixo carbono.