Lançamento do painel interativo com a consolidação de resultados do PDE 2031

​A ferramenta interativa com resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético. 

O painel apresenta informações anuais sobre oferta interna de energia, expansão da geração elétrica, consumo final de energia por fonte e por setor, investimentos e balanço energético. 

Vale destacar que a participação de fontes renováveis no Brasil se mantém em um patamar superior à média mundial: a matriz energética chega a 48% de renováveis em 2031, contra a média mundial de 14%*, e a matriz elétrica se mantém com cerca de 83% de renováveis, contra 27% no restante do mundo*. 

*Dados da Agência Internacional de Energia para o ano de 2019.

Clique aqui para acessar a ferramenta


Notícias Relacionadas

EPE publica séries históricas de investimentos em energia elétrica

09/11/2022 - Diante da relevância de avanços frequentes no mapeamento, estruturação e ampla divulgação de dados e informações do setor de energia elétrica, a EPE publica consolidação do histórico de investimentos no setor de energia elétrica, considerando os segmentos de distribuição; mini e microgeração distribuída; pesquisa, desenvolvimento & inovação; eficiência energética; transmissão; e geração de energia centralizada.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica, em setembro de 2022, ficou estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021.

31/10/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.040 GWh, em setembro de 2022, estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021. Indústria (+1,8%) e comércio (+1,6%) registram expansão no consumo de eletricidade na comparação interanual, enquanto o consumo das residências e outros consumos retraíram no mesmo período. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.355 GWh, alta de 1,1% em comparação ao período imediatamente anterior.

Webinar on Energy Efficiency: Use and Limits of Energy efficiency Indicators in International Comparisons and their Implications for Climate Change Negotiations | Concept Note e Agenda disponíveis

05/10/2022 - ​No dia 19 de outubro, a EPE promoverá um webinar internacional com o objetivo de evidenciar que é fundamental harmonizar conceitos de eficiência energética, objetivos políticos e indicadores, que são selecionados para monitorar e avaliar o desempenho da política e o cumprimento de metas. Em outras palavras, os conceitos são muito importantes para desenhar boas políticas e selecionar o conjunto adequado de indicadores de eficiência energética.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica ,em agosto de 2022, expandiu 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021

30/09/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.097 GWh, em agosto de 2022, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021. A classe comercial continua liderando a expansão, porém também contribuem de forma bastante relevante para a alta a classe industrial, principalmente, e a classe residencial. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.074 GWh, alta de 1,4% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE promoverá Webinar sobre Eficiência Energética

29/09/2022 - No dia 19 de outubro, a EPE promoverá um webinar internacional com o objetivo de evidenciar que é fundamental harmonizar conceitos de eficiência energética, objetivos políticos e indicadores, que são selecionados para monitorar e avaliar o desempenho da política e o cumprimento de metas. Em outras palavras, os conceitos são muito importantes para desenhar boas políticas e selecionar o conjunto adequado de indicadores de eficiência energética.