EPE reúne com representantes da Companhia Potiguar de Gás

No dia 29 de janeiro de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), representada pela Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG) se reuniu com representantes da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), sociedade de economia mista que tem como sócios o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Petrobras Gás S/A - Gaspetro, e é responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Estado do Rio Grande do Norte.

Os principais assuntos discutidos foram: as perspectivas de produção de gás natural no estado do Rio Grande do Norte, preço do combustível, a entrada de novas empresas no segmento de E&P na Bacia Potiguar nos próximos anos, acontecimentos recentes sobre o programa Novo Mercado de Gás, como aspectos regulatórios e novos modelos de contrato para UPGNs no âmbito do TCC assinado entre Cade e Petrobras. A Potigas trouxe contribuições sobre setores que já consomem e podem vir a consumir gás natural no RN, como o setor de cerâmica branca, indústria têxtil e torrefação de café.

Estiveram presentes na reunião, como representantes da EPE, o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o Superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Souza, e o Consultor Técnico da área de Gás Natural, Gabriel Costa, e como representantes da Potigas, a Diretora Presidente, Larissa Gentile, e a Assessora de Comunicação, Cristiane Macedo.

O Novo Mercado de Gás é um programa do Governo Federal que visa à formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, promovendo condições para redução do seu preço e, com isso, contribuir para o desenvolvimento econômico do País.

POTIGAS.jpeg

Notícias Relacionadas

EPE publica Nota Técnica sobre a Monetização de Gás Natural Offshore no Brasil

22/09/2020 - O documento tem por objetivo a apresentação das principais tecnologias para monetização de gás natural produzido em ambiente marítimo no Brasil, apresentando também estudos de caso que permitam avaliar cada uma das tecnologias estudadas e realizar uma análise comparativa destas alternativas para projetos offshore.

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Lancamento oficial da Plataforma Biofuture na Clean Energy Ministerial

18/09/2020 - Em um evento de lançamento de alto nível , representantes do governo, a Agência Internacional de Energia e os principais líderes da indústria pediram colaboração internacional e envolvimento com o setor privado para atingir o clima global e as metas de transição energética

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho, representando recuo de 1,5% sobre igual mês de 2019, a menor queda em relação aos últimos três meses. A redução no consumo foi puxada pelas classes industrial e principalmente a comercial que continuaram impactadas pelos efeitos do distanciamento social imposto pela COVID-19.